Convicto de que a melhor maneira de garantir a redução nas tarifas das companhias aéreas é a abertura do mercado a empresas estrangeiras, o deputado federal paraibano Ruy Carneiro fez questão de votar a favor dos consumidores, derrubando o veto que retirava o direito de levar, gratuitamente, uma bagagem ao aviar de avião dentro do território nacional.
“As aéreas tinham esse discurso de que passariam a cobrar pelas bagagens e com isso haveria uma redução de preços nas passagens, mas ocorreu exatamente o contrário”, afirma Ruy. “Por isso, não nos restava outra possibilidade a não ser a de votar contra o veto, ou seja, de votar em favor do direito dos consumidores de terem o mínimo de bagagem, já que pagamos tão caro para andar no Brasil”, ressaltou. “É nosso dever proteger os cidadãos e cidadãs contra a exploração”.
Na opinião de Ruy Carneiro, é fundamental garantir uma efetiva abertura do mercado de aviação civil à competição estrangeira. “Isso é fundamental sobretudo neste momento em que os principais aeroportos do país estão sendo transferidos para a iniciativa privada”, ressalta. “Precisamos garantir maior concorrência entre as companhias aéreas, abrindo o mercado às companhias estrangeiras, para que o consumidor, que vem sendo fortemente prejudicado, volte a ser estimulado a viajar”, diz.
Abrir o mercado de aviação civil a uma maior concorrência, segundo Ruy, poderá ter inclusive efeitos significativos não apenas no atendimento das demandas atuais dos consumidores, com oferta maior de voos, inclusive consolidando a aviação regional com a inauguração de novas rotas para ampliar o fluxo entre as cidades de médio porte no interior do país. “O Brasil está reestruturando completamente o seu mercado interno sem dar as respostas devidas aos graves problemas que enfrenta. Isso é inaceitável”, salienta.