O blog, como sempre, está aberto ao contraditório e publica, logo abaixo, nota da Prefeitura de João Pessoa esclarecendo a retirada de documentação do Centro Administrativo Municipal, flagrada por internautas. Segundo a Secom, o material foi transferido para o Arquivo Central da cidade.
Veja a nota na íntegra:
“A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) esclarece que todos os documentos produzidos ao longo do exercício estão publicados no Portal da Transparência da PMJP, disponibilizados a toda a população. Foi em virtude deste trabalho que nos últimos oito anos, a Capital Paraibana se consolidou como a cidade mais transparente da Paraíba e do país, segundo atestaram órgãos de controle externo. Além deste acesso facilitado no portal a arquivos de toda ordem, os documentos em sua forma física também são catalogados no Arquivo Central da PMJP. Foi este trabalho de transferência para o Arquivo Central – visando a proteção de todos os documentos – que foi fotografado e divulgado na imprensa nesta sexta-feira (18).
O Arquivo Central é o espaço que acolhe e protege toda a documentação produzida na Prefeitura, servindo como memória da instituição e parte da memória da cidade. No Arquivo Central, os documentos são catalogados e armazenados em ambiente com climatização adequada à sua conservação, para evitar mofo e ácaros. E a população também pode ter acesso ao local que já é frequentemente visitado por instituições de ensino e pesquisadores”.
Secom PMJP