Lá no Sertão da Paraíba, palavra dada é palavra empenhada, assim como no Vale do Sabugi, base principal do deputado federal Efraim Filho. Aliás, pelo menos no Nordeste a expressão popular, que sugere um compromisso fixado sem.promesa de recuo, continua vigorando.
O Mago Paulo Coelho cita até Jesus Cristo, em defesa palavra empenhada. Jesus dizia: “que o seu sim seja sim e que o seu não seja não”.
Segundo o escritor e filósofo brasileiro, conhecido mundialmente, “se você assumiu uma responsabilidade, vá até o final. Mantenha sua palavra porque ela é preciosa”.
Freire vai mais além e afirma, em uma de suas obras, que “os que não cumprem sua palavra perdem o respeito próprio e tem vergonha de seus atos”.
Na política, nem sempre os ensinamentos bíblicos e filosóficos são levados em consideração na hora das decisões. Os interesses pessoais prevalecem na grande maioria dos casos.
O jovem deputado paraibano Efraim Filho, do União Brasil, enfrenta agora esse dilema: manter a palavra empenhada ou facilitar sua eleição para o Senado Federal.
Efraim foi preterido pelos próprios aliados, na época, em suas pretensões de disputar a única vaga da Paraíba no Senado Federal em outubro próxima. O governador João Azevedo preferiu seu colega Aguinaldo Ribeiro, do PP.
Diante da situação, não lhe restou outra opção e o deputado sertanejo aceitou concorrer à vaga na chapa de Pedro Cunha Lima, do PSDB, passando para a Oposição. Vários foram os apelos para recuo, mas Efraim manteve a decisão, usando até uma expressão popular para definir sua postura: “foguete não da marcha à ré”.
Logo em seguida, após suspense de meses, Aguinaldo Ribeiro desistiu do Senado e o PP resolveu indicar o vice de João. A mudança teve como consequência imediata a criação de uma espécie de “força tarefa” entre os governistas para pressionar Efraim a rever seus planos.
De início, a resposta foi novamente não. Mas, a pressão só aumentou depois disso. A tentação também. Voltando para o palanque do governador, Efraim teria ampliadas suas chances de realizar o sonho de ser senador da República, seguindo os passos do pai. Em contrapartida, teria que abrir mão do maior patrimônio que um homem poder ter: a palavra.
Será que dessa vez o foguete vai dar ré?
A bolsa de apostas já foi aberta.