Quando Luciano Cartaxo foi eleito para o primeiro mandato de prefeito da Capital, em 2012, a juventude teve papel preponderante. Aliàs, seu marqueting de campanha focou justamente a proposta de renovação, direcionada ao eleitor jovem.
O critério pode ser reaproveitado na escolha do candidato à sucessão municipal de 2020. No núcleo do clã Cartaxo, a ideia de apresentar um nome que represente a juventude se propaga com a velocidade da luz e tem ainda o apoio de auxiliares de proa do prefeito.
O vice-prefeito Manoel Júnior e o secretário Diego Tavares jà foram os “queridinhos” do Paço Municipal. Pesam sobre eles a falta de confiança, no primeiro caso, e a ausência de bagagem eleitoral, no segundo.
Manoel chegou a romper com Cartaxo nas eleições de 2018. Depois, recuou. Mas, ficaram as mágoas recíprocas. Apesar de ser suplente da senadora Daniela Ribeiro, Diego não conta ainda com o respaldo das urnas.
E quem seria a “bola da vez”? Ele atende pelo nome de Fernando Milanez Neto. De família política tradicional, Fernandinho é Neto do ex-deputado Fernando Milanez e filho do ex-vereador de mesmo nome.
A “bagagem” política familiar foi fundamental para que o rapaz chegasse ao seu primeiro mandato de vereador, em 2016, aos 33 anos. Mas, foi pelos próprios méritos que Milanez Neto conquistou a liderança do prefeito na Câmara Municipal. E, de lá, pelo jeito, só deve sair em dezembro de 2019, quando encerrar o mandato.
Com espírito combativo agregado a um discurso eloquente e bem fundamentado, Milanez Neto se impõs e garantiu o respeito e admiração dos comandados e até dos colegas da Oposição, apesar da juventude e inexperiência política. Tanto que ninguém mais fala em possível mudança na liderança, diferente da instabilidade registrada no primeiro mandato de Cartaxo.
Além disso, o jovem vereador desfruta de um bom relacionamento com a família Cartaxo. Conquistou a confiança do clã. Tem, portanto, todos os ingredientes para justificar a preferência na escolha do sucessor de Luciano.
Pelo andar da carruagem, não é improvável que o prefeito antecipe o anúncio de sua decisão.
É só questão de tempo.