A movimentada BR 230, trecho entre Santa Luzia e Patos, recebeu na manhã deste domingo, dia 20, a 1ª maratona do sertão paraibano. Aproximadamente 30 corredores saíram de Santa Luzia com destino a Patos às 04h00 da manhã quando os raios solares iluminavam o caminho desafiador.
Paulo Gil, da PRF, apaixonado por corridas
Denominada Maratona 42k, em decorrência da distância entre os municípios, a atividade física mostrou a capacidade de superação dos próprios limites do corpo humano. O evento contou com veículos de apoio e muito incentivo por parte de amigos e familiares dos participantes.
14 corredores conseguiram completar o percurso e os demais que não completaram o trecho foram parabenizados pela organização, pois, sem sombra de dúvida, a participação no esporte deve sempre ser reconhecida e incentivada.
Entre os maratonistas, destaque para dois pela prova de superação e exemplo para todos. O popular “Pé de Pato”, bastante querido entre os participantes, mostrou que a sua deficiência nos pés não foi capaz de impedir que ele se tornasse um maratonista. Ele completou a prova e foi elogiado pelos demais participantes. O outro atleta é Marcelo, de Santa Luzia. Ele pesava os impressionantes 184 quilos e atualmente tem o peso normal para um homem de sua estatura.
“Todos estão de parabéns! O primeiro lugar fez o percurso em 3 horas e três minutos e o último fez em cinco horas. Não era uma disputa entre nós, mas um momento de irmandade, fraternidade, amor ao esporte e de exemplo de superação! Eu estou ainda sentido as dores da aventura, porém, muito feliz”, relatou Paulo Gil, um dos organizadores.