O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) recebeu, nesta quarta-feira (09), a visita do presidente Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva; do presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Pontes; do vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon, Cezar Miola; e do presidente do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), conselheiro Wilber Carlos dos Santos Coimbra. A finalidade do encontro foi conhecer as ferramentas tecnológicas implementadas pelo TCE-PB.
Recebidos pelo presidente do TCE-PB, conselheiro Antonio Nominando Diniz Filho, em seu gabinete, os conselheiros tiveram a oportunidade de tratar também das expectativas para o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (IX ENTC), que é um evento destinado à discussão de temas relevantes para o controle externo. A edição deste ano será em Foz do Iguaçu (PR)
Durante a visita, o conselheiro Nominando Diniz apresentou uma ferramenta pioneira desenvolvida pelo TCE-PB, a “AJUNTA”. Trata-se da primeira plataforma do Brasil capaz de detectar, de forma automática, a formação de conluios em licitações públicas. Utilizando Inteligência Artificial, a ferramenta realiza uma análise avançada das licitações e faz o cruzamento de informações extraídas de 37 bancos de dados disponíveis à Corte paraibana.
Com Ascom/TCE-PB