Percentuais de aumento das taxas e investimentos da Cagepa provocaram novo embate entre deputados da Situação e da Oposição na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (28). O deputado João Gonçalves (Podemos) usou a tribuna da Casa para elogiar o desempenho da empresa nos últimos seis anos, durante as gestões de Ricardo Coutinho e João Azevedo.
Segundo Gonçalves, o quadro atual mostra que a Assembleia Legislativa acertou quando aprovou empréstimo para sanear as finanças da Cagepa. “E olhe que ainda demorou dez meses aqui (na Assembleia) para liberação (do empréstimo). Vejam agora como a situação da Cagepa está diferente”, comparou Gonçalves.
Foi quando o deputado Cabo Gilberto (Rede) pediu aparte, concedido de imediato. “Vossa excelência esqueceu de dizer que, nesse período, a Cagepa aumentou em 159% as taxas de água e esgoto”, disparou o parlamentar oposicionista.
Presidente dos trabalhos, Ricardo Barbosa (PSB) também pediu aparte a João Gonçalves: “Para repor a verdade, a Cagepa aumentou em 102 % suas taxas, justificando os investimentos feitos. Vossa Excelência acrescentou apenas 100% sobre o percentual verdadeiro”, ironizou Barbosa.
Sem ajuda dos colegas de sua bancada, Cabo Gilberto recorreu ao governista: “E Vossa Excelência acha pouco? A inflação no mesmo período foi de 51%. Pelo amor de Deus, comandante, me ajude!”, completou Gilberto, arrancando risos em plenário e nas galerias.
Pelo jeito, parece que as orações surtiram efeito.