API cria Comitê Especial para Desenvolvimento do Centro Histórico de João Pessoa

A Associação Paraibana de Imprensa (API) instala nesta quarta-feira (1°) o Comitê de Fomento e Desenvolvimento do Centro Histórico e seu entorno. A iniciativa tem como objetivo apresentar propostas que tragam melhorias para um dos pontos turísticos mais importantes de João Pessoa.

“A API tem o compromisso de contribuir com o debate público e de participar de políticas públicas que tragam o desenvolvimento para a capital de todos os paraibanos”, ressaltou Marcos Wéric.

O comitê será comandado pelo presidente da API, e será composto ainda por representantes do Governo do Estado; Ministério Público Federal; da Prefeitura Municipal de João Pessoa; Universidade Federal da Paraíba; da Câmara Municipal de João Pessoa; da Assembleia Legislativa da Paraíba. Além dos integrantes do comitê, outros atores importantes na discussão que envolve o Centro da Capital, serão ouvidos.

Entre os objetivos do comitê estão propor, monitorar, avaliar, desenvolver e contribuir para o desenvolvimento do Centro Histórico e seu entorno, além de apresentar propostas de parcerias entre sociedade civil e órgãos públicos referentes o desenvolvimento do CH.

Com Assessoria

Novo partido de Bolsonaro já indicou vice do ex-presidente Lula

 

Imagem Vanderley Almeida/AFP

Hanrrikson de Andrade e Rafael Neves

Do UOL, em Brasíli

Dois anos depois de deixar o PSL, que o elegeu em 2018, o presidente Jair Bolsonaro marcou para hoje o que chama de “casamento” com o Partido Liberal (PL), pelo qual deverá concorrer à reeleição no ano que vem. O mandatário, que fracassou ao tentar fundar uma legenda própria, acertou sua filiação a uma sigla sem qualquer vínculo prévio com sua base eleitoral.

Fundado em 1985 por um ex-integrante da Arena, o partido de sustentação da ditadura militar, o PL se uniu a governos que hoje são alvos preferenciais da direita. Em 2002, enquanto Bolsonaro era um deputado isolado do baixo clero, o partido compôs chapa com o PT e emplacou o vice do então recém-eleito Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de um acordo que arrastaria a sigla para o mensalão.

Lei mais em UOL

MARATONA: Cícero autoriza reestruturação de mais uma escola em Mangabeira

O prefeito Cícero Lucena deu continuidade nesta segunda-feira (29) à maratona de reformas em escolas da Rede Municipal de Ensino. Desta vez foi a Escola Ana Cristina Rolim, em Mangabeira, a ter obras iniciadas, beneficiando 650 estudantes do Ensino

Fundamental I. Com o ato, a Prefeitura chega a um total de 27 unidades com ordens de serviço assinadas.
“Nosso objetivo é tornar João Pessoa uma cidade que cuida e o cuidar é isso, transformar o discurso em prática. Queremos uma Rede com toda a infraestrutura necessária para trazer as condições ideais de ensino e aprendizado, pronta também para receber equipamentos, adotar a tecnologia e equiparar os ensinos público e privado”, afirmou.
A Escola Ana Cristina Rolim vai contar com investimentos na ordem de R$ 1,8 milhão. A unidade vai ganhar nova fachada e reconstrução dos muros.

Também será construído um escovódromo, reservatório de água e subestação de energia. Pisos, teto, esquadrias e revestimentos cerâmicos, além de louças e metais, que passarão por um processo de manutenção ou substituição. Na parte pedagógica, a unidade vai ganhar Sala Google e Espaço Make, sendo incorporado ao novo momento de protagonismo da tecnologia na Rede Municipal.

A secretária municipal da Educação, América Castro, destacou a importância de a pasta ter uma agenda prioritária e o olhar carinhoso da gestão. “Está escola está em reforma há quatro anos. Sempre com pequenos reparos que não resolviam. Eram feitas planilhas iguais para necessidades diferentes e a construtora chegava, fazia o que estava na planilha e a unidade continuava com os mesmos problemas. Com muito esforço resolvemos isso é agora vamos começar e concluir a obra”, garantiu.

­

O diretor administrativo da unidade, Adriano Soares, contou que está na escola há quatro anos e que a reforma era uma solicitação gritante da comunidade. “Chegou o dia e é muito bom ver este projeto e perceber cada detalhe. O ano de 2022 chega para nós em clima de festa”, declarou.

Estiveram presentes na solenidade o vereador Bruno Farias; os secretários municipais da Comunicação, Marcos Vinicius; e da Participação Popular, Thiago Diniz; e os secretários executivos da Infraestrutura, Luciano Pereira; e da Educação, Luciana Dias.

Com Secom-JP

Hospital Regional de Patos registra 167 atendimentos de urgência e emergência no final de semana

Imagem Reprodução/G1

A Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, registrou o atendimento de 167 pacientes, entre as 18h do último dia 26 até a meia-noite deste domingo (28). Destes, 24 são pessoas que se envolveram em sinistros de trânsito. A unidade, que integra a rede estadual de saúde, realizou ainda quatro cirurgias, sendo dois procedimentos de emergência e mais dois eletivos.

O dia de maior movimento foi o domingo, quando 82 atendimentos foram realizados na Urgência e Emergência da unidade, seguido do plantão do dia 27, quando foram atendidas mais 67 pessoas. Na sexta-feira, entre as 18h e a meia-noite, outras 18 pessoas deram entrada na unidade.

Das 24 pessoas que se envolveram em sinistros de trânsito, a maioria delas, ou seja, 20 pacientes se acidentaram com motocicletas, houve ainda três atropelamentos e um acidente com bicicleta. Comparando os dados do plantão deste final de semana com o anterior, houve uma queda de 3% nos atendimentos de urgência e emergência e de 27% nos sinistros de trânsito. 

Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dor abdominal, entorse ou torção, contusão diversa/pancada, queda de nível, dor no peito, sintomas de síndrome gripal, dor renal, dor no ombro, dor na mão, dor no braço, dor no olho, entre outros motivos. 

A maior demanda de acidentados foi oriunda da cidade de Patos, com 14 casos no total, seguida de Catingueira, com três casos e Desterro, Emas, Malta, Matureia, Santa Luzia, São José do Bonfim e Tavares, sendo um paciente de cada uma destas localidades.n

Em nota, PMJP esclarece decisão do STF sobre desocupação da “Comunidade Dubai”

NOTA

A Prefeitura de João Pessoa, através da Procuradoria Geral do Município, vem a público rechaçar, com veemência, a inverídica informação noticiada por alguns setores da imprensa de que o Ministro do STF, Alexandre de Moraes, teria concedido liminar para determinar o retorno dos moradores já removidos da “Comunidade Dubai”.

Conforme consignado pela decisão do STF, o Ministro Relator (Alexandre de Moraes) reconheceu inicialmente não estarem “suspensas as desocupações em hipóteses nas quais estas se mostrem absolutamente necessárias”…” (ADPF 828 MC) — o que, em linha de princípio, seria o caso dos presentes autos”, porém, que deveria ser “assegurada a realocação de pessoas vulneráveis que não estejam envolvidas na prática dos delitos”, e que, na ação intentada pelo Conselho Estadual dos Direitos Humanos da Paraíba não constaram informações “a respeito do eventual encaminhamento dos invasores que necessitem a local adequado para acolhimento, com especial atenção e proteção aos idosos, enfermos, portadores de necessidades especiais, crianças, adolescentes e gestantes; ou mesmo notícia da eventual adoção de ações imediatas relativas à acomodação adequada, quando necessário, inclusive a concessão do aluguel social, o que, a princípio, fere as condicionantes definidas na ADPF 828-MC (Rel. Min. ROBERTO BARROSO).”

Em seu dispositivo, a decisão do STF apenas SUSPENDEU A ORDEM DE DESOCUPAÇÃO concedida no Processo 0832701.66.2021.815.2001, tendo o magistrado sido levado a erro em razão da alegação realizada pelo autor da Reclamação 50.740 no sentido de que “a decisão liminar ora impugnada, apesar de concedida na data de ontem, dia 23/11/2021, encontra-se em andamento, em plena execução, estando prevista para ser concluída no próximo sábado, dia 27/11/2021.” Na realidade dos fatos, a referida decisão já perdeu seu objeto, já que todos os atos de desocupação foram cumpridos e concluídos pelo Poder Público ainda no dia 24/11, de forma organizada, pacífica e segura.

Impende destacar, ainda, ter havido pedido expresso do autor da Reclamação para que o STF determinasse o retorno dos invasores, bem como que a Polícia Militar se abstivesse de impedir o acesso ao local, não tendo esses pedidos sido acolhidos pelo Ministro Alexandre de Moraes.

  • Por fim, restou determinado na decisão que o Estado da Paraíba e o Município de João Pessoa forneçam informações sobre a realocação/realojamento dos antigos ocupantes da área ilegalmente invadida, informações estas que serão prontamente prestadas, listando-se nos autos todas as ações/medidas sociais e humanitárias que estão sendo promovidas pelos entes, com o acompanhamento do Ministério Público Estadual, e que cumprem todas as exigências postas na ADPF 828-MC.

Com Secom-JP

Depois da decisão nacional, Ruy Carmeiro vai agora se concentrar nas eleições da Paraíba

Passado o processo de escolha durante as prévias do PSDB, de um representante da legenda para disputa à presidência da república, o deputado federal Ruy Carneiro diz que é preciso agora se concentrar para as eleições na Paraíba. O nome escolhido pelos filiados foi do governador de São Paulo, João Dória Junior.

Segundo o parlamentar, o partido deve manter o foco no processo eleitoral local, com a construção da candidatura de oposição na Paraíba.

“Estamos esperando uma definição do ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), que tem de maneira discreta sinalizado, que não deve concorrer ao cargo de governador”, explica.

Ainda de acordo com Ruy Carneiro, o partido está muito confiante na possibilidade do nome do deputado federal Pedro Cunha Lima como candidato.

“Pedro é um homem ético, tem um bom currículo, uma boa história, com inovações, é a pessoa certa para fazer a Paraíba voltar a crescer. Ele tem tudo para fazer um grande trabalho pela Paraíba”, finaliza.

Com Assessoria

Nova variante do coronavirus apresenta 50 mutações, mata menos e contamina mais

Imagem Reprodução

A grande quantidade de mutações da Ômicron é fato inusitado que precisa ser investigado no Brasil, dizem cientistas ouvidos pelo Estadão. Descoberta na África do Sul, a nova variante do coronavírus apresenta 50 mutações. Cerca de 30 estão localizadas na chamada proteína spike, aquela que permite a entrada do vírus nas células humanas e é um dos principais alvos das vacinas contra a covid-19.

Leia mais em terracom.br

Com Estevam Segatto/Portal Terra

 

CPI da Banda Larga ouve Energisa e Seinfra nesta segunda-feira

Imagem da Internet

A CPI da Banda Larga deve colher novos depoimentos previstos em seu cronograma de trabalho no decorrer da semana. As reuniões terão prosseguimento na manhã desta segunda-feira (29), quando serão ouvidos a Energisa e a Secretária da Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra).

Segundo a vereadora Eliza Virgínia, os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito seguem em ritmo acelerado, diferente da previsão dos que não acreditavam no andamento das investigações.

“Vamos até o fim e certamente teremos resultados e daremos uma resposta aos reclames da sociedade pessoense”, garantiu Eliza, presidente da CPI.

A CPI investiga supostas irregularidades na venda de pacotes de internet pelas empresas de telefonia em João Pessoa.

Secretária de Saúde confirma mais 200 casos de Covid-19 com cinco mortes nas últimas 24 horas na Paraíba

Imagem Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, neste domingo (28), 200 casos de covid-19. Entre os confirmados, 03 (1,05%) são moderados ou graves e 197 (98,15%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 460.469 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 1.232.414 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Também foram confirmados 06 novos óbitos desde a última atualização, dos quais cinco ocorreram nas últimas 24 horas. Os óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre os dias 15 e 28 de novembro, um em hospital particular e os demais em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 9.526 mortes. O boletim registra ainda um total de 354.607 pacientes recuperados da doença.

  • Dados oficiais preliminares (fonte: e-SUS Notifica, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h, do dia 28/11/2021, sujeitos à alteração por parte dos municípios.

Óbitos

Até este domingo, 222 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os óbitos confirmados neste boletim ocorreram nos municípios de Bom Sucesso (1); Cajazeiras (2); Campina Grande (1); e João Pessoa (2). As vítimas são 04 homens e 02 mulheres com idades entre 41 e 82 anos. Cardiopatia foi a comorbidade mais frequente e um não tinha comorbidade.

Com Secom-PB

Cícero anuncia pagamento dos servidores com investimentos de R$ 300 milhões em 26 dias

Imagem Reprodução/ Internet

Os servidores da Prefeitura de João Pessoa receberão a segunda parcela do décimo terceiro no próximo dia 10 de dezembro. Já os salários referentes ao mês de novembro serão pagos a partir de segunda, primeiro para os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município (IPM).

Na terça-feira (30), é a vez dos servidores da ativa, entre eles, os efetivos, comissionados e prestadores de serviço. A Prefeitura informou que  irá injetar R$ 300 milhões na economia do município em apenas 26 dias com o pagamento das folhas de novembro, dezembro, segunda parcela do 13º salário e com o Prêmio Escola Nota 10.

O Prêmio Escola Nota 10, em reconhecimento ao desempenho dos profissionais das unidades de ensino no aprendizado das crianças a e adolescentes da rede municipal, será pago no dia 17 de dezembro.

Com Secom-JP