Nome mais cotado para vaga de vice, Adriano Galdino prevê vitória de Lucas em primeiro turno

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba tem evitado falar sobre a sucessão estadual, por estar bem próximo de ser “parte direta” no processo. Nome.mais cotado para a vaga de vice na chapa governista, Adriano Galdino acredita que Lucas Ribeiro (PP) pode vencer a disputa em primeiro turno, desde que escolha um companheiro “competitivo e que agregue a base aliada totalmente à sua campanha”.

Galdino concedeu entrevista nesta sexta-feira ao.rpogdama Arapuan Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação, e garantiu que até agora não houve nenhuma discussão interna entre a cúpula e a base governista sobre a questão da vice.

Em outras ocasiões, o deputado declarou que, no seu entendimento, a escolha do vice caminhava para ser feita somente no segundo semestre, provavelmente no.mês de agosto.

“O.próprio governador foi indicado vice na chapa de João Azevedo, na eleição passada, aos 45 minutos do segundo tempo”, tem justificado Galdino.

Oposiçâo “engatilha” mais duas CPIs na Assembleia Legislativa e governiattas ironizam: “Parece dor de cotovelo”

Felipe Leitão (Imagem Reprodução Portal da Capital)

Enquanto a CPI do Padre Zé se depara com impecilhos judiciais para ser efetivada, a bancada de Oposição não perde tempo e prepara mais duas, de mesmo calibre, para investigar a Parceria Público Privada (PPP) que a Cagepa quer celebrar com uma empresa espanhola e as pesquisas de opinião pública sobre as eleições na Paraíba.

A “CPI do Esgoto ” e a “CPI das Pesquisas”, como estão sendo chamadas, também devem acabar judicializadas. O deputado e pré-candidato ao Senado, André Gadelkha (MDB), revelou, chateado, que só havia conseguido dez das doze assinaturas necessárias para dar entrada no pedido de Investigação da operação envolvendo a Cagepa.

“Se a gente não conseguir as duas (assinaturas) que faltam, não tenha dúvida que o caminho será a Justiça. Tem muita coisa nessa operação (da Cagepa) que precisa ser esclarecida”, explicou Gadelha.

Na mesma direção raciocina o deputado Felipe Leitão, maior defensor da instalação da CPI das Pesquisas, embora não tenha citado o caminho judicial como alternativa. “Depois das últimas pesquisas divulgadas sobre as eleições na Paraíba, não restam dúvidas de que é preciso investigar esses responsáveis por tão importante instrumento que muitas vezes é manipulado para beneficiar ou prejudicar alguém “, sustentou Leitão, também do MDB.

BANCADA GOVERNISTA IRONIZA INICIATIVA DA OPOSIÇÃO: “ATÉ PARECE DOR DE COTOVELO”

 

João Gonçalves reagiu com ironia (Imagem ALPB)

O deputado João Gonçalves (Republicanos) deu, em seu discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, o tom irônico da reação dos governistas à ofensiva da Oposição

“Não sei por que, mas a Oposição reclama de tudo. É da ponte do futuro. É das estradas pavimentadas e agora da Cagepa, que vai garantir saneamento básico a mais de 80 municípios paraibanos.  Se o governo não faz (obras), reclama Se faz, reclama. Até parece dor de cotovelo”, afirmou Gonçalves, arrancando gargalhadas dos colegas de bancada em plenário.

Entre ataques e gaitadas, a campanha vai esquentando

Leo Bezerra reafirma compromisso com o plantio de árvores e reforça cuidados com o descarte corretamente de lixo

Max Oliveira

Durante abertura da Semana Municipal de Meio Ambiente, nesta quarta-feira (3), o prefeito Leo Bezerra reforçou o compromisso da Prefeitura de João Pessoa com o plantio de árvores na cidade, dizendo que na próxima segunda-feira (8) vai apresentar mais detalhes para a meta de 500 mil árvores até 2030. Durante solenidade realizada no auditório do Sebrae, no Bairro dos Estados, o gestor da Capital também reforçou a importância em relação ao descarte correto de lixo, serviço em que a Gestão Municipal disponibiliza canais de atendimento para a colaboração da população.

O prefeito lembrou que durante essa semana, em inspeções pelas ruas da cidade, foi identificado problemas no descarte de resíduos em vários bairros da cidade. No entanto, por meio do aplicativo João Pessoa na Palma da Mão, os moradores podem solicitar a coleta e também fazer denúncias sobre manejo irregular. Leo Bezerra ainda exaltou que a Semana Municipal do Meio Ambiente também reflete a consciência de cada um para que a cidade continue avançando em qualidade de vida, com mais proteção ambiental e limpeza urbana.

“As pessoas têm um equipamento no bolso que é o telefone. Através dele, a partir do momento que a pessoa faz uma retirada de alguma coisa em casa e coloca na frente da sua casa, sem comunicação prévia com a Prefeitura, aquilo é errado. Mas quando comunica as empresas que fazem esse tipo de coleta, não estará cometendo crime, porque comunicou previamente. Nós temos 25 motos que rodam a cidade, fora as equipes da Seinfra e da Guarda Municipal, que estão nos ajudando – todas participam de maneira conjunta”, afirmou o prefeito.

A programação desse primeiro dia reuniu representantes do poder público, universidades, entidades de classe, órgãos ambientais e instituições ligadas à pauta ambiental. “O objetivo é promover o debate sobre temas relacionados ao planejamento urbano, à conservação ambiental e às políticas públicas voltadas ao meio ambiente. Falando sobre a lei de licenciamento ambiental, a arborização humana na nossa cidade”, afirmou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Welisson Silveira.

Ao longo do mês de junho, segundo o secretário, a Prefeitura terá uma intensa programação, criando um circuito nos parques, fazendo uma rodada de atrações artísticas e culturais para que as pessoas possam viver e se apropriar desses espaços públicos com o contato com a natureza, a exemplo de ações no Parque Arruda Câmara, plantio de árvores e a política de bem-estar animal, que também está relacionada à preservação do meio ambiente. “A gente espera que seja um momento de reflexão, que as pessoas possam entender o seu papel na sociedade, na preservação do meio ambiente”, concluiu o secretário.

O evento também contou com exposição de stands, a presença de praticamente todas as secretarias da Prefeitura de João Pessoa. Outro atrativo é a participação das escolas municipais, que estão apresentando trabalhos relacionado ao tema, exposição de seminários e criando uma consciência ambiental, como acontece no ambiente escolar.

“Aqui mesmo tem a apresentação de um robô que anda nas hortas das escolas mostrando que aquela planta precisa de um pouquinho mais de água ou menos água. Para que a gente mostre a importância do cuidado justamente com a horta, com a planta e com todo o meio ambiente. É uma vivência que eles têm na sala de aula. Então, é de grande importância essa culminância, juntar várias secretarias para mostrar que a Prefeitura está cuidando do meo ambiente”, afirmou a secretária municipal de Educação e Cultura, América de Castro.

Confira a programação da Semana Municipal de Meio Ambiente:

Programação 03/06
8h30 – Abertura
Painel 1 – Nova lei de licenciamento ambiental
Horário: 9h às 10h
Moderador: Welison Silveira, secretário de Meio Ambiente de João Pessoa.
Participantes:
• Talden Farias (UFPB)
• Marina Gadelha (OAB)
• Claudia Cabral (MPPB)
Painel 2 – Parques urbanos e suas conexões socioambientais
Horário: 10h às 11h
Moderador: Alex Rodrigues.
Participantes:
• Dema Macedo, secretário executivo dos Parques e Áreas Verdes
• Silvana Jales (UFPB)
• Carla Marcon (Semam de Lucena)
• Victor Ventura (OAB)
• Thiago Nery (Bica)
Painel 3 – Os sinais são claros. O que vem a seguir depende de nós
Horário: 11h às 12h
Moderadora: Maristela Viana, secretária executiva de Mudanças Climáticas de João Pessoa.
Participantes:
• Clênia Rodrigues (UFCG)
• Rodrigo Corradi (ICLEI)
• Helder Farias Pereira de Araújo (UFPB – Campus Areia)
Painel 4 – Arborização urbana e preservação de áreas verdes
Horário: 14h30 às 15h30
Moderador: Sérgio Chaves, coordenador do Programa João Pessoa + Verde.
Participantes:
• Nino Amazonas (Ibama)
• Anderson Fontes (Crea)
Painel 5 – Resíduo sólido
Horário: 15h30 às 17h
Moderador: João Paulo, secretário executivo de Meio Ambiente.
Participantes:
• Joacio Moraes (UFPB)
• Clovis Correia (Emlur)

Com Secom-JP
• Ana Lucena (especialista ESG)
• Osaes Mangueira (Sinduscon).

Deputado acusa Governo do Estado de usar “asfalto chamex” para vencer eleições na Paraíba

Hervázio Bezerra criticou situação de estradas no Brejo

O deputado Hervázio Bezerra (MDB) acusou o Governo do Estado de executar obras de pavimentação de estradas usando o que denominou de “asfalto chamex”.

Segundo Bezerra, várias vias na região do Brejo estão sendo “beneficiadas” com um asfalto tão .fino que lembra uma folha de papel chamex. “O resultado é que, em muitas delas,­ se um caminhão  carregado de pedra der uma freada brusca em cima dá no barro”, ironizou.

O parlamentar emedebista disse que o.problema foi registrado em vários.municipios do Brejo paraibano, mas acredita que outras regiões convivem com a.mesma situação. “Quando.não é isso, são os buracos nas rodovias que dificultam e até impedem o tráfego. Enquanto isso, o governo investe mais de 200 milhões em passagens urbanas”, lamentou.

Wilson Filho afirma que Galdino é o favorito para vaga de vice de Lucas

Wilson Filho: fechados com Cícerl

O deputado Wilson Filho  afirmou, agora a pouco na Assembleia Legislativa, que seu colega Adriano Galdino, presidente da Casa, é o favorito para ocupar a vaga de vice na chapa encabeçada pelo governador Lucas Ribeiro.

“Não tenho dúvidas disso.. Adriano, inclusive, conta com.meu apoío”, adiantou Santiago, também  cotado para a vaga.

Wilson Filho explicou que o governador tem, no grupo político que comanda, várias alternativas para resolver o problema e marchar com.uma chapa ainda mais forte.

“Mas, acho que isso é coisa para se discutir mais na frente”, ponderou o parlamentar do Republicanos, alegando que há tempo para tomada de decisão.

O Republicanos, dos dois deputados, reivindica a vice. O partido já conta com Nabor Wanderley como pré-candidato ao Senado.

 

 

Prefeitura de Cabedelo anuncia novos secretários municipais

Edvaldo Neto, prefeito empossado de Cabedelo (Imagem Parlamentopb)

  • A Prefeitura de Cabedelo oficializou nesta segunda-feira (1º/06) os nomes que irão compor a equipe de auxiliares da nova gestão municipal. O anúncio, feito pelo prefeito Evilásio Cavalcanti, marca o início de uma administração que se compromete com eficiência, transparência e qualidade nos serviços prestados à população.

Desde que assumiu o cargo em 25 de maio, em cerimônia na Câmara Municipal, Cavalcanti tem concentrado esforços na reorganização da máquina pública. A escolha dos secretários, segundo ele, foi guiada por critérios técnicos e pela experiência profissional de cada integrante. “Estamos iniciando um trabalho pautado na transparência, na responsabilidade e no compromisso com a máquina pública. Nossa prioridade será sempre o bem-estar da população”, declarou o prefeito.

A nova equipe contempla áreas estratégicas como Saúde, Educação, Finanças, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, além de setores voltados para políticas sociais e inclusão.

O desafio da nova gestão será equilibrar demandas urgentes da cidade com projetos de longo prazo. A aposta em profissionais com trajetória técnica busca garantir resultados concretos e fortalecer a confiança da população na administração municipal. A expectativa é que, com uma equipe ampla e especializada, Cabedelo avance em áreas como mobilidade, desenvolvimento econômico e serviços básicos.

Confira os nomes dos novos secretários de Cabedelo:

Administração – Celso Fernandes da Silva Júnior
Adjunto – Emanuel Soares Cavalcante Costa

Saúde – Irani Soares da Silva

Educação – Priscila Rezende
Adjunto – Jordan Dornelas

Procuradoria – Francisco David Veras Rocha
Adjunto – João Neto

Controladoria-Geral – José Augusto Meirelles Neto
Adjunto – Alexandre Cavalcante

Ação Governamental – Ivaldo da Cunha Lima
Adjunta – Jaqueline Regis

Finanças – Ricardo Coelho
Adjunto – Fabio Araújo

Receita
Adjunta – Grace Kelly Gomes Luna

Compras e Licitações – Ramon Sorrentino Batista
Ajunto – Glauciene Pinheiro Santos
Adjunto – Samuel Gomes da Silva Junior

Instituto de Previdência – Lea Praxedes

Comunicação – Germano da Costa Lima
Adjunto – André Gomes

Gabinete do Prefeito – Josemar Sousa Junior

Transporte – Eduardo Jorge de Albuquerque Bezerra (Potência)
Adjunto – Francisco Sales Dantas

Mobilidade Urbana – Coronel Lima (Doda)
Adjunto – Bruno Dornelas

Políticas Públicas para Mulheres – Jadeína Gomes Ribeiro Braga
Adjunto – Kilma de Oliveira A. Madruga

Guarda Metropolitana – Gilma Menezes da Silva – GCM
Adjunto – Geisa Soares Tavares da Silva – GCM

Defesa Civil – Gaston Gomes da Silva Neto
Adjunto – Benone Bernardo da Silva

Planejamento Urbano e Habitação – Rodrigo Martinez Moreira de Lima
Adjunto – Wellington Araújo de Oliveira
Adjunto – Ricardo Teixeira Alves Filho

Meio Ambiente – Ronald Pereira Lins
Adjunto – Jonas Florencio da Silva Junior

Pesca e Aquicultura – Diego da Silva Melo
Adjunto – Valter Cirne

Uso e Ocupação do Solo – Thiago Paes Fonseca Dantas
Adjunto – Allan Simonaci da Silva

Turismo – Jamille Carvalho Queiroz de Sousa
Adjunta – Eliana Gomes Chaves Silva

Cultura – Hemelly Raiany dos Santos Silva
Adjunto – Adeilson Moraes Ferreira

Esporte – Cleomildo Gomes Ferreira
Adjunto – Aderbal de Souza Miranda Junior
Adjunto – Fábio Ribeiro da Silva

Infraestrutura – Marcos Coen
Adjunto – Gratuliano C. Brito Filho (Tuca)

Desenvolvimento Econômico e Portos – Jeremias Figueiredo
Adjunta – Maria Ester Florêncio da Paixão

Assistência Social – Luciana Januária Brasil Alves
Adjunta – Marcela Aguilar de Castro

Ciência e Tecnologia – Francisco de Assis Barbosa dos Santos (Chico Coragem)
Adjunto – Delano Brandão

Pessoa com Deficiência – Gaby da Inclusão
Adjunta – Katiene Martins de Lima Nunes

Procon – Rafael de Aragão Costa
Adjunto – Everlan Coelho de Lima

(Texto e imagem: Secom Cabedelo)

TCE-PB e CGU fortalecem parceria institucional durante visita técnica

O Tribunal de Contas da  comitiva parcer..ias, ampliar o compartilhamento de informações estratégicas e fortalecer iniciativas conjuntas de fiscalização e transparência pública.

Participaram da reunião o superintendente da CGU na Paraíba, Rodrigo Marcio Medeiros Paiva, o diretor de Pesquisas e Informações Estratégicas, Gabriel de Luccas Ruiz, além do coordenador da Unidade de Gestão da Informação do TCE-PB, o auditor de controle externo Josedilton Alves Diniz.

A iniciativa reforça o compromisso do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba com a integração entre instituições de controle e o aprimoramento das ações em benefício da administração pública e da sociedade paraibana.

Com Ascom-TCE