Assembleia Legislativa concederá sua maior honraria à deputada estadual Francisca Motta

Imagem Blog do Jordam Bezerra

Reconhecida por sua atuação firme em defesa da população e pelo trabalho em prol do desenvolvimento dos municípios paraibanos, a deputada estadual Francisca Motta (Republicanos) será homenageada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) com a Medalha Epitácio Pessoa.

Concedida pelo Poder Legislativo paraibano, a comenda representa a mais alta honraria da Casa e destina-se a homenagear personalidades e figuras públicas que tenham prestado relevantes serviços à sociedade paraibana e contribuído significativamente para a história e o desenvolvimento do Estado.

A homenagem foi oficializada por meio do Projeto de Resolução nº 764/2026, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Adriano Galdino, aprovado por unanimidade e subscrito por diversos parlamentares durante sessão ordinária.

Ao destacar o legado construído por Francisca Motta ao longo de sua trajetória na vida pública, Adriano Galdino afirmou que a concessão da Medalha Epitácio Pessoa representa um reconhecimento justo e merecido, refletindo o sentimento de gratidão do povo paraibano pela dedicação da parlamentar às causas coletivas e ao bem comum.

“Essa mulher tem uma grande história no Parlamento estadual e, como professora por formação, está sempre pronta para nos ensinar com sua sabedoria, experiência e inteligência política. A deputada Francisca Motta merece todas as honrarias desta Casa Legislativa, e a concessão da Medalha Epitácio Pessoa representa o nosso maior reconhecimento por tudo o que ela já fez e continua fazendo pela Paraíba. Receba o meu abraço e a minha gratidão por sua trajetória de luta e compromisso com o povo paraibano”, declarou.

À frente de grandes lutas em defesa do povo sertanejo, Francisca Motta carrega em seu legado político conquistas históricas, a exemplo da Adutora Coremas-Sabugi, que levou segurança hídrica a Patos e municípios da região; da implantação de leitos de UTI nos hospitais regionais do Sertão; da construção e pavimentação de estradas; da ampliação da rede de educação; e, mais recentemente, da consolidação do serviço de radioterapia no Hospital do Bem, garantindo que o tratamento completo contra o câncer possa ser realizado no Sertão paraibano.

Também integram esse legado a inauguração do Centro de Atendimento ao Autista de Patos, a instalação da Patrulha Maria da Penha em Patos e região, além da ordem de serviço para a requalificação da Serra de Teixeira. Somente neste sexto mandato, a parlamentar já contabiliza 58 leis sancionadas, consolidando um dos períodos legislativos mais produtivos de sua trajetória na Casa de Epitácio Pessoa.

A solenidade de entrega da Medalha Epitácio Pessoa à deputada estadual Francisca Motta está prevista para ocorrer em novembro de 2026, em data que ainda será definida pela Assembleia Legislativa da Paraíba. A expectativa é que a cerimônia reúna autoridades políticas estaduais e nacionais, representantes de instituições públicas, parlamentares e lideranças de diversas regiões do Estado para prestigiar a homenagem.

Com uma trajetória marcada pelo pioneirismo e pela dedicação à vida pública, Francisca Motta consolidou seu nome na história política da Paraíba ao se tornar a primeira mulher a ocupar a Vice-Presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba, em 190 anos de Parlamento Estadual. Durante sua atuação na Mesa Diretora, assumiu a presidência da Casa em diversas oportunidades, contribuindo para fortalecer a presença feminina nos espaços de decisão e representação política do Estado.

Atualmente em seu sexto mandato, Francisca Motta é uma das figuras mais longevas da política paraibana, acumulando uma trajetória reconhecida pela defesa dos interesses da população, pela atuação municipalista e pelo compromisso com a saúde, o desenvolvimento social e econômico da Paraíba.

Com Assessoria de Comunicação_

 

Leo Bezerra entrega fardamento para os agentes de mobilidade urbana e novos veículos para Semob-JP

Max Oliveira

O prefeito Leo Bezerra entregou, nesta terça-feira (16), novos equipamentos para a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP). A iniciativa, que dá continuidade à política de modernização e fortalecimento da mobilidade urbana em João Pessoa, contempla 25 motocicletas destinadas às equipes de fiscalização, além de um caminhão-reboque e um caminhão para serviços de sinalização viária, ampliando a capacidade operacional do órgão.

Durante solenidade realizada na sede da Semob-JP, no bairro do Cristo Redentor, o gestor também realizou a entrega de novos fardamentos para os agentes de mobilidade urbana e projetou a chegada de novos veículos e equipamentos para a categoria, reforçando o compromisso da Prefeitura com melhores condições de trabalho para os servidores e com a prestação de serviços cada vez mais eficientes à população.

Segundo o prefeito, os investimentos integram o processo contínuo de modernização da Semob-JP e ampliação dos serviços, incluindo a contratação de 200 profissionais por meio de concurso público e aquisição de novos equipamentos. “Além dessas 25 motocicletas, há a previsão da chegada de outras 25, reforçando o compromisso com a melhoria contínua. Paralelamente, promovemos a ampliação do nosso quadro de pessoal, com novos profissionais integrando a equipe para servir melhor à nossa população”, destacou Leo Bezerra.

“A frota de motocicletas é uma renovação fundamental para aprimorar a fiscalização e a eficiência da operação móvel em João Pessoa. Diante do crescimento contínuo do fluxo de veículos na Capital, a utilização das motos confere maior agilidade às nossas equipes, permitindo um deslocamento mais rápido e uma resposta mais eficaz às ocorrências”, complementou o prefeito.

De acordo com o superintendente de Mobilidade Urbana da Capital, Marcílio do HBE, essa atualização dos equipamentos proporciona melhores condições de trabalho aos agentes e, consequentemente, um atendimento mais célere à população. “Logo em breve, colocaremos todos os equipamentos em operação para realizar a renovação completa da sinalização viária. Além disso, os agentes de trânsito, tanto os recém-contratados quanto os veteranos, receberão novos uniformes. O avanço da Semob-JP nessa gestão é notável, pela realização de concursos, aquisição de equipamentos e qualificação das equipes”, afirmou.

Fotos: Renata Medeiros

Com Secom-JP

Francisca Motta celebra licitação para requalificação da Serra de Teixeira durante plenária do Orçamento Democrático em Patos

A deputada estadual Francisca Motta (Republicanos) participou, neste sábado (6), de uma extensa agenda institucional em Patos, culminando com a plenária do Orçamento Democrático Estadual (ODE), realizada no ginásio da ECIT José Gomes Alves. O evento reuniu milhares de pessoas dos 22 municípios que integram a 6ª Região Geoadministrativa da Paraíba e marcou o anúncio de mais de R$ 615 milhões em investimentos para o Sertão.

Entre os anúncios realizados, o mais festejado pela parlamentar foi a assinatura da ordem de licitação para a restauração e adequação da PB-262, conhecida como Serra de Teixeira. A obra, aguardada há décadas pela população sertaneja, receberá investimento de R$ 120 milhões e contemplará 37 quilômetros de extensão entre Patos, São José do Bonfim e Teixeira.

A intervenção tem como objetivo melhorar a segurança viária, reduzir acidentes e impulsionar o desenvolvimento econômico e turístico de toda a região. Francisca comemorou o avanço de mais uma etapa para a consolidação da requalificação da Serra de Teixeira, uma das reivindicações mais antigas da população sertaneja. “Hoje é um dia histórico para Patos, Teixeira e todos os municípios da Serra. Estamos falando de uma obra que vai salvar vidas, trazer mais segurança para quem trafega diariamente pela rodovia e fortalecer o desenvolvimento regional. É uma conquista construída pelo diálogo e pela união de esforços em favor do nosso povo”, ressaltou.

Ao anunciar a ordem de licitação, o governador Lucas Ribeiro (PP), destacou o caráter transformador da obra para o Sertão paraibano. “A Serra de Teixeira é uma das rodovias mais importantes do nosso Estado e, infelizmente, também carrega um histórico de acidentes que marcaram muitas famílias. Essa obra representa, acima de tudo, a preservação de vidas. Estamos investindo para oferecer mais segurança, evitar perdas irreparáveis e reduzir os prejuízos humanos, sociais e econômicos causados pelos acidentes. É um compromisso com quem vive, trabalha e trafega diariamente por essa região”, afirmou.

Além da requalificação da Serra de Teixeira, a plenária do ODE anunciou importantes investimentos para a região, como a ordem de licitação para a implantação do Centro de Convenções de Patos, no valor de R$ 80,6 milhões, e a ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município, com investimento de R$ 29,4 milhões.

*Centro de Atendimento ao Autista*

A inauguração do Centro de Atendimento ao Autista (CAA) também marcou a agenda deste sábado em Patos. O equipamento amplia significativamente a rede de assistência às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o Sertão paraibano.

Com capacidade para realizar até 500 atendimentos, o centro atenderá pacientes de Patos e de diversos municípios da região, oferecendo acompanhamento multiprofissional e suporte especializado às famílias.

Francisca Motta destacou a importância da iniciativa para milhares de famílias que aguardavam acesso a serviços especializados. “O CAA representa acolhimento, dignidade e oportunidade para centenas de crianças, jovens e adultos autistas. É uma conquista histórica para Patos e para todo o Sertão, que passa a contar com uma estrutura preparada para atender uma demanda crescente e oferecer mais qualidade de vida às famílias. Essa é uma luta que abraçamos há muitos anos, ao lado dos vereadores de Patos, das famílias atípicas e de todos que acreditam na inclusão e no cuidado com as pessoas”, afirmou a deputada.

Com Nayane Rodrigues | Assessoria de Comunicação

Léo Bezerra ressalta que Refis 2026 de João Pessoa tem descontos de até 90%

O prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), anunciou o início do Refis 2026, programa que oferece condições especiais para que contribuintes possam regularizar débitos com o município. A iniciativa começou na quarta-feira (10) e segue até o dia 10 de julho, contemplando tributos, multas e taxas municipais.

De acordo com Leo, quem optar pelo pagamento à vista poderá ter 90% de desconto nos juros e 80% na multa. Para os contribuintes que realizarem o procedimento pelo Portal do Contribuinte, ainda haverá mais 5% de desconto sobre a multa.

“Tenho uma ótima notícia para você que quer ficar em dia com a Prefeitura Municipal de João Pessoa. Já está valendo o Refis 2026. De 10 de junho a 10 de julho, você poderá regularizar os débitos de tributos, multas e taxas com descontos especiais”, afirmou o prefeito.

O programa também oferece facilidades para quem preferir parcelar os débitos. Nesse caso, o contribuinte poderá ter 70% de desconto nos juros, 60% de desconto na multa e parcelamento em até sete vezes.

Outra medida anunciada pela gestão municipal é o desconto de 25% no Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) durante o período do Refis, benefício voltado para quem estiver comprando ou vendendo imóveis em João Pessoa.

“Durante o período do programa, quem estiver comprando ou vendendo um imóvel contará com 25% de desconto no ITBI”, destacou Leo Bezerra.

O prefeito reforçou que o Refis 2026 é uma oportunidade para os contribuintes quitarem pendências, reorganizarem a situação fiscal e seguirem em dia com o município. Os interessados podem acessar o Portal do Contribuinte ou procurar a Secretaria Municipal da Receita.

Com Secom-JP

VICE: Adriano Galdino mantém prognóstico para agosto

Adriano trabalha pela unidade (Imagem Reprodução)

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), voltou a minimizar as especulações sobre a composição da chapa governista para as eleições de 2026. O chefe do legislativo estadual afirmou que as discussões sobre a vaga de vice-governador ainda não fazem parte da pauta da base aliada.

Ao ser questionado pela imprensa sobre o assunto, Adriano reagiu em tom descontraído e reforçou que, até o momento, não participou de qualquer conversa relacionada à definição do.

“Queria saber quando é que vocês vão se cansar de fazer essa pergunta? Eu já respondi a mesma coisa diversas vezes. Esse assunto ninguém conversa na base. Pelo menos comigo não, só se está conversando com Nabor. Comigo ninguém conversa. É um assunto que deve ser começado a conversar lá depois de julho”, declarou Galdino durante entrevista à rádio Correio 98 FM.

Segundo o presidente da ALPB, o foco das lideranças governistas segue voltado para as ações administrativas e para a manutenção da unidade política do grupo, sem que haja, neste momento, definições sobre a formação da chapa majoritária.

Com PB Agora

Leo Bezerra apresenta avanços da Saúde e defende construção coletiva das políticas públicas

 

 

Max Oliveira e George Medeiros

O prefeito Leo Bezerra abriu, na noite desta terça-feira (9), a 11ª Conferência Municipal de Saúde de João Pessoa (COMSAÚDEJP), destacando os avanços promovidos pela gestão na área. Entre as ações citadas, estão a reforma de 85 equipamentos públicos, a construção de 8 novas unidades de saúde – de um total de 10 previstas para entrega este ano –, além da modernização de hospitais, como o Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM) e da ampliação de serviços no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), com a implantação dos programas de cirurgias bariátricas e de hemodinâmica.

Durante a solenidade, realizada no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), o gestor reafirmou o compromisso de continuar investindo na melhoria da saúde pública e defendeu a participação de todos os segmentos na construção das políticas do setor.

“É um evento participativo, que reúne não apenas representantes da Prefeitura de João Pessoa, mas também o Conselho Municipal de Saúde, profissionais, usuários e instituições que fazem a saúde da nossa cidade e da Paraíba. Estamos aqui para debater a Saúde, apresentar os avanços alcançados e reforçar que estamos preparados para construir o melhor modelo da história de João Pessoa”, afirmou Leo Bezerra.

O prefeito destacou ainda que a gestão está conseguindo eliminar áreas descobertas pela atenção básica com a construção de novas unidades de saúde, além de promover a modernização dos sistemas e a ampliação de serviços cada vez mais humanizados. “Temos consciência de que avançamos bastante, mas também sabemos que ainda podemos melhorar. Por isso, contamos com a colaboração de todos os segmentos e com a parceria do Governo Federal para continuar fortalecendo a Saúde da nossa cidade”, concluiu.

Nesta edição, o tema da Conferência, que se estende até a próxima quinta-feira (11), é ‘Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil’. O objetivo é discutir propostas, fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e construir caminhos para uma saúde mais humana e acessível. Entre os participantes, o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, revelou a importância da participação popular na conferência municipal da Capital paraibana.

“Dos princípios do SUS, o mais importante é a participação popular e isso foi reconhecido na Assembleia Mundial da Saúde, que tem uma resolução que recomenda isso para todos os sistemas de saúde do mundo. É justamente com a realização das conferências que o Sistema Único de Saúde vai sendo fortalecido”, exaltou.

Participação cidadã – Já o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, destacou a participação ativa da sociedade para um evento tão importante do nível da Conferência Municipal de Saúde de João Pessoa. “É a participação ativa da sociedade como um determinante do que será investido na saúde e quais são as prioridades reais de quem está lá na ponta e que deve ser olhada com carinho e de forma fraternal pelos gestores. A conferência vem de uma forma organizada e racional estruturar esse recurso da saúde, que muitas vezes é escasso”, pontuou.

Para Mariah Marques, presidente do Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa, é necessário ouvir todas as partes envolvidas para traçar as melhorias para o setor de saúde. “Agora, com a realização da Conferência Municipal de Saúde de João Pessoa, nós vamos discutir o plano estadual e nacional, escutando a sociedade civil, os trabalhadores e os gestores da saúde. Então, até o próximo dia 11 estaremos aqui debatendo as propostas para levar para o âmbito estadual e nacional toda essa política de melhorias para nossa saúde”, explicou.

Eixos temáticos – A 11ª COMSAÚDEJP será composta por quatro eixos temáticos. São eles: Democracia, Saúde como direito e soberania nacional; Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social; Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e justiça socioambientzżxal; e Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.

Canais de contato – Para mais informações sobre o evento, o Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa (CMSJP) disponibiliza os seguintes canais: (83) 3213-7547 ou (83) 98169-7977 (WhatsApp), e-mail cmsjppb@gmail.com ou instagram @conselhodesaudejp.

Fotos: Renata Medeiros

Com SECOM-JP

ALPB debate direito ao trabalho do comércio ambulante durante audiência pública

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quarta-feira (10), audiência pública, no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, para debater o reconhecimento e a garantia do direito ao trabalho do comércio ambulante nos espaços públicos urbanos do estado da Paraíba, bem como discutir normas de proteção ao trabalhador ambulante, direitos mínimos da categoria e diretrizes para a regulamentação municipal. Proposto pelo presidente da Casa, deputado Adriano Galdino, o debate foi presidido pelo deputado Nilson Lacerda e contou com a presença de membros do Ministério Público Federal (MPF), vereadores de João Pessoa, ambulantes e representantes da sociedade civil organizada.

O deputado Nilson Lacerda avaliou o debate como positivo e ressaltou que a audiência proposta pelo Legislativo paraibano, através do presidente Adriano Galdino, permitiu ouvir trabalhadores ambulantes de todo o estado, assim como, comerciantes que se encontram impedidos de trabalhar na orla da Capital, além de representantes do MPF, entidades da sociedade civil e especialistas, com o intuito de construir soluções equilibradas que conciliem ordenamento urbano, proteção ambiental, desenvolvimento econômico e garantia do direito ao trabalho.

“Ofertamos a oportunidade dos presentes apresentarem as suas propostas, as suas reivindicações, as suas sugestões, para que possamos, através de uma comissão que será criada, resumir o debate e encaminhar as demandas às autoridades competentes, para que essa temática dos ambulantes possa ser resolvida o mais rápido possível”, afirmou o parlamentar.

Para a deputada Cida Ramos, os trabalhadores informais, especialmente aqueles que são denominados de ambulantes, apresentam uma realidade que não é só da Paraíba, mas se reproduz no Brasil. A parlamentar também defendeu urgência nas respostas que precisam ser dadas pelo poder público, através da união e de todos os poderes. “O trabalho informal é informal em toda a extensão da sua perversidade. Trata-se de um trabalho que, não só não tem direitos provenientes da Consolidação das Leis Trabalhista no Brasil, mas também atuam em condições insalubres e são perseguidos pelo próprio poder público. Esta é uma situação que uma audiência pública é bem cabível”, avaliou Cida.

O procurador do MPF, José Godoy, parabenizou a ALPB pela realização do debate e ressaltou que o trabalho ambulante é uma questão de política pública e não de polícia. Para o procurador, impor ao comércio ambulante a culpa de ser o causador de danos ambientais é algo que precisa ser melhor analisado. “Precisamos trabalhar essa questão com mais afinco com estudos, perícias e buscando algo que compatibilize o direito humano ao sustento, à alimentação e à moradia digna. Precisamos mudar o foco. Não podemos submeter esses trabalhadores. O trabalho é um direito de todos, está na nossa Constituição, está na Convenção Internacional dos Direitos Humanos. Fico muito feliz por este debate estar acontecendo aqui na Assembleia Legislativa, na Casa do povo.

A presidente da Associação dos Ambulantes e Trabalhadores em Geral da Paraíba, Márcia Medeiros, destacou que representar sua categoria na Casa do Povo é um momento importante e a oportunidade de mostrar para o poder público que o comércio ambulante é formado por trabalhadores que inúmeras vezes são vítimas de humilhações e violência. “Ambulantes não são problema de polícia, ambulantes são problema de gestão. O caminho certo para encontrar a solução para a vida do ambulante é ouvindo, é entendendo e elaborando uma legislação na qual o trabalhador ambulante possa ter direitos e deveres. Os nossos direitos são tirados muitas das vezes debaixo do chicote”, lamentou.

O especialista em políticas de emprego e mercado de trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Aguinaldo Maciente, pontuou que o comércio ambulante movimenta economias locais, gera renda e ocupação, mas opera sob condições muitas vezes frágeis, sem segurança jurídica, sem proteção adequada e sob o risco de choque com o poder público, apreensão de mercadorias, exclusão. “Os caminhos para formalização que a OIT tem tentado promover age no sentido de que é preciso construir caminhos progressivos para a formalização, para levar ao trabalho decente direitos e proteção social”, afirmou.

O debate contou ainda com as presenças dos vereadores de João Pessoa Guguinha e Odon Bezerra; do procurador da República, Renan Paes Félix; do defensor público federal, Lucas Galdino; da coordenadora do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado, a defensora Fernanda Pérez da Silva; e da representante da Comissão dos Trabalhadores Ambulantes, Cirlea Pereira.

Os paraibanos podem acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões ordinárias, visitas técnicas, reuniões de comissões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.

Foto 1 

TELEFONE: (83) 3214-4576 

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quarta-feira (10), audiência pública, no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, para debater o reconhecimento e a garantia do direito ao trabalho do comércio ambulante nos espaços públicos urbanos do estado da Paraíba, bem como discutir normas de proteção ao trabalhador ambulante, direitos mínimos da categoria e diretrizes para a regulamentação municipal. Proposto pelo presidente da Casa, deputado Adriano Galdino, o debate foi presidido pelo deputado Nilson Lacerda e contou com a presença de membros do Ministério Público Federal (MPF), vereadores de João Pessoa, ambulantes e representantes da sociedade civil organizada.

O deputado Nilson Lacerda avaliou o debate como positivo e ressaltou que a audiência proposta pelo Legislativo paraibano, através do presidente Adriano Galdino, permitiu ouvir trabalhadores ambulantes de todo o estado, assim como, comerciantes que se encontram impedidos de trabalhar na orla da Capital, além de representantes do MPF, entidades da sociedade civil e especialistas, com o intuito de construir soluções equilibradas que conciliem ordenamento urbano, proteção ambiental, desenvolvimento econômico e garantia do direito ao trabalho.

“Ofertamos a oportunidade dos presentes apresentarem as suas propostas, as suas reivindicações, as suas sugestões, para que possamos, através de uma comissão que será criada, resumir o debate e encaminhar as demandas às autoridades competentes, para que essa temática dos ambulantes possa ser resolvida o mais rápido possível”, afirmou o parlamentar.

Para a deputada Cida Ramos, os trabalhadores informais, especialmente aqueles que são denominados de ambulantes, apresentam uma realidade que não é só da Paraíba, mas se reproduz no Brasil. A parlamentar também defendeu urgência nas respostas que precisam ser dadas pelo poder público, através da união e de todos os poderes. “O trabalho informal é informal em toda a extensão da sua perversidade. Trata-se de um trabalho que, não só não tem direitos provenientes da Consolidação das Leis Trabalhista no Brasil, mas também atuam em condições insalubres e são perseguidos pelo próprio poder público. Esta é uma situação que uma audiência pública é bem cabível”, avaliou Cida.

O procurador do MPF, José Godoy, parabenizou a ALPB pela realização do debate e ressaltou que o trabalho ambulante é uma questão de política pública e não de polícia. Para o procurador, impor ao comércio ambulante a culpa de ser o causador de danos ambientais é algo que precisa ser melhor analisado. “Precisamos trabalhar essa questão com mais afinco com estudos, perícias e buscando algo que compatibilize o direito humano ao sustento, à alimentação e à moradia digna. Precisamos mudar o foco. Não podemos submeter esses trabalhadores. O trabalho é um direito de todos, está na nossa Constituição, está na Convenção Internacional dos Direitos Humanos. Fico muito feliz por este debate estar acontecendo aqui na Assembleia Legislativa, na Casa do povo.

A presidente da Associação dos Ambulantes e Trabalhadores em Geral da Paraíba, Márcia Medeiros, destacou que representar sua categoria na Casa do Povo é um momento importante e a oportunidade de mostrar para o poder público que o comércio ambulante é formado por trabalhadores que inúmeras vezes são vítimas de humilhações e violência. “Ambulantes não são problema de polícia, ambulantes são problema de gestão. O caminho certo para encontrar a solução para a vida do ambulante é ouvindo, é entendendo e elaborando uma legislação na qual o trabalhador ambulante possa ter direitos e deveres. Os nossos direitos são tirados muitas das vezes debaixo do chicote”, lamentou.

O especialista em políticas de emprego e mercado de trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Aguinaldo Maciente, pontuou que o comércio ambulante movimenta economias locais, gera renda e ocupação, mas opera sob condições muitas vezes frágeis, sem segurança jurídica, sem proteção adequada e sob o risco de choque com o poder público, apreensão de mercadorias, exclusão. “Os caminhos para formalização que a OIT tem tentado promover age no sentido de que é preciso construir caminhos progressivos para a formalização, para levar ao trabalho decente direitos e proteção social”, afirmou.

O debate contou ainda com as presenças dos vereadores de João Pessoa Guguinha e Odon Bezerra; do procurador da República, Renan Paes Félix; do defensor público federal, Lucas Galdino; da coordenadora do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado, a defensora Fernanda Pérez da Silva; e da representante da Comissão dos Trabalhadores Ambulantes, Cirlea Pereira.

Os paraibanos podem acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões ordinárias, visitas técnicas, reuniões de comissões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.

Com ALPB

CARTÃO ALIMENTAÇÃO: TCE rejeita recurso e mantém Tibério Limeira inelegível

 TCE rejeita pedido de Tibério Limeira e mantém contas reprovadas do 'cartão-alimentação' Foto divulgação/Secom-PB

 

De forma unânime, os membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) rejeitaram o pedido dos advogados do ex-secretário do Estado, Tibério Limeira (PSB), para anular o processo que reprovou as contas dele de 2021 na Secretaria de Desenvolvimento Humano da Paraíba. A ação rescisória buscava rediscutir o mérito do caso

O relator do pedido, conselheiro Taciano Diniz, opinou pela impossibilidade de anulação do procedimento, em concordância com o parecer do Ministério Público de Contas (MPC). Ele foi seguido pelos demais membros do Tribunal.

Taciano considerou que não há fato novo apresentado pelos advogados, para permitir a reanálise do cas

“Após todas as discussões, todos os recursos, não foi comprovada a boa aplicação dos recursos. Nenhum fato novo foi trazido pela defesa. A defesa se apega à pandemia e diz que o valor de 1,5 milhão é insignificante, o que não é”, discorreu o conselheiro.

Já os advogados de Tibério sustentaram que os cadastros usados para pagamento do ‘cartão-alimentação’ eram os mesmos de 2020, quando as contas da Secretaria foram aprovadas pelo TCE. A defesa também pedia a análise de novos documentos.

Os auditores identificaram incongruências nos cadastros do ‘cartão-alimentação’, com despesas não comprovadas e suspeitas que o benefício teria sido concedido a pessoas falecidas, oriundas de estados vizinhos e também as outras portadoras de CPFs não identificados.

Tibério Limeira é pré-candidato a deputado estadual. Com a manutenção da reprovação das contas, junto ao TCE, ele poderá ter obstáculos quando for registrar a sua candidatura na Justiça Eleitoral. Essa análise, contudo, ainda será feita pela Justiça Eleitoral.

Com jornal da paraíba

João Paulo Medeiros

Conselheira Alana Galdino representa TCE-PB no lançamento da exposição “Olhares da Infância” em João Pessoa

A conselheira Alanna Camilla Santos Galdino Vieira representou o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), nesta terça-feira (9), no lançamento da exposição “Olhares da Infância”, realizado na sede do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), no Centro de João Pessoa.

A mostra é promovida pelo MPT-PB, em parceria com o Instituto Paraibano de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (IPPETI) e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti-PB), com o apoio dos municípios participantes do projeto “MPT na Escola”.

Integrando as ações da Campanha 2026 de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil no São João, a exposição reúne 18 desenhos produzidos por crianças e adolescentes de escolas públicas paraibanas. As obras retratam, sob o olhar dos próprios estudantes, diferentes formas de exploração do trabalho infantil, incluindo situações de vulnerabilidade social, trabalho em pedreiras, atividades domésticas, comércio, construção civil, campo, ruas e semáforos.

A iniciativa também destaca a Aprendizagem Profissional como instrumento de inclusão e acesso ao primeiro emprego protegido, além da educação como caminho para a transformação social e a garantia de direitos. A exposição convida a sociedade a refletir sobre uma das mais graves violações dos direitos da infância e da adolescência.

Representando o TCE-PB no evento, a conselheira Alanna Camilla ressaltou a importância da conscientização coletiva para o enfrentamento do trabalho infantil. “Esta exposição nos sensibiliza porque apresenta a realidade do trabalho infantil a partir do olhar das próprias crianças e adolescentes. Cada desenho traz uma mensagem poderosa sobre a necessidade de proteger a infância, garantir o acesso à educação e assegurar oportunidades dignas para o desenvolvimento de nossos jovens. O combate ao trabalho infantil é uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade e exige o compromisso permanente das instituições públicas”, destacou.

Campanha 2026 – A edição 2026 da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil no São João tem como tema o cordel “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, que aborda, em linguagem regional e acessível, a exploração do trabalho infantil no ambiente digital e no futebol. A publicação utiliza elementos da cultura nordestina para conscientizar a população sobre a violação de direitos envolvendo crianças e adolescentes.

A mobilização é realizada em parceria com o IPPETI, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), o Fepeti-PB, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Justiça do Trabalho e diversas instituições parceiras.

As ações integram a programação alusiva ao Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho. A data foi instituída pela OIT em 2002 e, no Brasil, passou a integrar o calendário oficial por meio da Lei nº 11.542/2007, fortalecendo as iniciativas de prevenção e erradicação dessa grave violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Com Ascom/TCE-PB

Nominando Diniz e Fernando Catão integram Conselho Político de Cícero Lucena

Foto: Reprodução

O pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), apresentou nesta segunda-feira (08) a equipe que dará suporte à sua campanha. O grupo reúne lideranças políticas de diferentes regiões do estado e marca a formação de um núcleo estratégico voltado para fortalecer a pré-campanha.

A coordenação-geral ficará sob responsabilidade do empresário Diogo Cunha Lima, pré-candidato a vice-governador. Segundo Cícero, a escolha se deve à dedicação e ao conhecimento das potencialidades econômicas da Paraíba demonstrados por Diogo.

Para auxiliar nas principais decisões, foi criado um conselho político formado por nomes de reconhecida trajetória na vida pública. Entre eles estão o ex-governador e pai de Diogo, Cássio Cunha Lima, o ex-presidente da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado, Nominando Diniz e o ex-ministro e ex-conselheiro do TCE, Fernando Catão.

Na capital, o prefeito Leo Bezerra (PSB) atuará na articulação política, ao lado do deputado estadual Felipe Leitão (MDB). Já em Campina Grande e na região da Borborema, a liderança ficará a cargo do deputado federal Romero Rodrigues, com apoio do ex-secretário de Saúde Jhony Bezerra (PSD) e outras lideranças locais.

De acordo com Cícero, esta é apenas a primeira etapa da formação da equipe, que seguirá sendo ampliada em todas as regiões da Paraíba.

PB Agora