VICE: Adriano Galdino mantém prognóstico para agosto

Adriano trabalha pela unidade (Imagem Reprodução)

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), voltou a minimizar as especulações sobre a composição da chapa governista para as eleições de 2026. O chefe do legislativo estadual afirmou que as discussões sobre a vaga de vice-governador ainda não fazem parte da pauta da base aliada.

Ao ser questionado pela imprensa sobre o assunto, Adriano reagiu em tom descontraído e reforçou que, até o momento, não participou de qualquer conversa relacionada à definição do.

“Queria saber quando é que vocês vão se cansar de fazer essa pergunta? Eu já respondi a mesma coisa diversas vezes. Esse assunto ninguém conversa na base. Pelo menos comigo não, só se está conversando com Nabor. Comigo ninguém conversa. É um assunto que deve ser começado a conversar lá depois de julho”, declarou Galdino durante entrevista à rádio Correio 98 FM.

Segundo o presidente da ALPB, o foco das lideranças governistas segue voltado para as ações administrativas e para a manutenção da unidade política do grupo, sem que haja, neste momento, definições sobre a formação da chapa majoritária.

Com PB Agora

Leo Bezerra apresenta avanços da Saúde e defende construção coletiva das políticas públicas

 

 

Max Oliveira e George Medeiros

O prefeito Leo Bezerra abriu, na noite desta terça-feira (9), a 11ª Conferência Municipal de Saúde de João Pessoa (COMSAÚDEJP), destacando os avanços promovidos pela gestão na área. Entre as ações citadas, estão a reforma de 85 equipamentos públicos, a construção de 8 novas unidades de saúde – de um total de 10 previstas para entrega este ano –, além da modernização de hospitais, como o Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM) e da ampliação de serviços no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), com a implantação dos programas de cirurgias bariátricas e de hemodinâmica.

Durante a solenidade, realizada no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), o gestor reafirmou o compromisso de continuar investindo na melhoria da saúde pública e defendeu a participação de todos os segmentos na construção das políticas do setor.

“É um evento participativo, que reúne não apenas representantes da Prefeitura de João Pessoa, mas também o Conselho Municipal de Saúde, profissionais, usuários e instituições que fazem a saúde da nossa cidade e da Paraíba. Estamos aqui para debater a Saúde, apresentar os avanços alcançados e reforçar que estamos preparados para construir o melhor modelo da história de João Pessoa”, afirmou Leo Bezerra.

O prefeito destacou ainda que a gestão está conseguindo eliminar áreas descobertas pela atenção básica com a construção de novas unidades de saúde, além de promover a modernização dos sistemas e a ampliação de serviços cada vez mais humanizados. “Temos consciência de que avançamos bastante, mas também sabemos que ainda podemos melhorar. Por isso, contamos com a colaboração de todos os segmentos e com a parceria do Governo Federal para continuar fortalecendo a Saúde da nossa cidade”, concluiu.

Nesta edição, o tema da Conferência, que se estende até a próxima quinta-feira (11), é ‘Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil’. O objetivo é discutir propostas, fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e construir caminhos para uma saúde mais humana e acessível. Entre os participantes, o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, revelou a importância da participação popular na conferência municipal da Capital paraibana.

“Dos princípios do SUS, o mais importante é a participação popular e isso foi reconhecido na Assembleia Mundial da Saúde, que tem uma resolução que recomenda isso para todos os sistemas de saúde do mundo. É justamente com a realização das conferências que o Sistema Único de Saúde vai sendo fortalecido”, exaltou.

Participação cidadã – Já o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, destacou a participação ativa da sociedade para um evento tão importante do nível da Conferência Municipal de Saúde de João Pessoa. “É a participação ativa da sociedade como um determinante do que será investido na saúde e quais são as prioridades reais de quem está lá na ponta e que deve ser olhada com carinho e de forma fraternal pelos gestores. A conferência vem de uma forma organizada e racional estruturar esse recurso da saúde, que muitas vezes é escasso”, pontuou.

Para Mariah Marques, presidente do Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa, é necessário ouvir todas as partes envolvidas para traçar as melhorias para o setor de saúde. “Agora, com a realização da Conferência Municipal de Saúde de João Pessoa, nós vamos discutir o plano estadual e nacional, escutando a sociedade civil, os trabalhadores e os gestores da saúde. Então, até o próximo dia 11 estaremos aqui debatendo as propostas para levar para o âmbito estadual e nacional toda essa política de melhorias para nossa saúde”, explicou.

Eixos temáticos – A 11ª COMSAÚDEJP será composta por quatro eixos temáticos. São eles: Democracia, Saúde como direito e soberania nacional; Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social; Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e justiça socioambientzżxal; e Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.

Canais de contato – Para mais informações sobre o evento, o Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa (CMSJP) disponibiliza os seguintes canais: (83) 3213-7547 ou (83) 98169-7977 (WhatsApp), e-mail cmsjppb@gmail.com ou instagram @conselhodesaudejp.

Fotos: Renata Medeiros

Com SECOM-JP

ALPB debate direito ao trabalho do comércio ambulante durante audiência pública

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quarta-feira (10), audiência pública, no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, para debater o reconhecimento e a garantia do direito ao trabalho do comércio ambulante nos espaços públicos urbanos do estado da Paraíba, bem como discutir normas de proteção ao trabalhador ambulante, direitos mínimos da categoria e diretrizes para a regulamentação municipal. Proposto pelo presidente da Casa, deputado Adriano Galdino, o debate foi presidido pelo deputado Nilson Lacerda e contou com a presença de membros do Ministério Público Federal (MPF), vereadores de João Pessoa, ambulantes e representantes da sociedade civil organizada.

O deputado Nilson Lacerda avaliou o debate como positivo e ressaltou que a audiência proposta pelo Legislativo paraibano, através do presidente Adriano Galdino, permitiu ouvir trabalhadores ambulantes de todo o estado, assim como, comerciantes que se encontram impedidos de trabalhar na orla da Capital, além de representantes do MPF, entidades da sociedade civil e especialistas, com o intuito de construir soluções equilibradas que conciliem ordenamento urbano, proteção ambiental, desenvolvimento econômico e garantia do direito ao trabalho.

“Ofertamos a oportunidade dos presentes apresentarem as suas propostas, as suas reivindicações, as suas sugestões, para que possamos, através de uma comissão que será criada, resumir o debate e encaminhar as demandas às autoridades competentes, para que essa temática dos ambulantes possa ser resolvida o mais rápido possível”, afirmou o parlamentar.

Para a deputada Cida Ramos, os trabalhadores informais, especialmente aqueles que são denominados de ambulantes, apresentam uma realidade que não é só da Paraíba, mas se reproduz no Brasil. A parlamentar também defendeu urgência nas respostas que precisam ser dadas pelo poder público, através da união e de todos os poderes. “O trabalho informal é informal em toda a extensão da sua perversidade. Trata-se de um trabalho que, não só não tem direitos provenientes da Consolidação das Leis Trabalhista no Brasil, mas também atuam em condições insalubres e são perseguidos pelo próprio poder público. Esta é uma situação que uma audiência pública é bem cabível”, avaliou Cida.

O procurador do MPF, José Godoy, parabenizou a ALPB pela realização do debate e ressaltou que o trabalho ambulante é uma questão de política pública e não de polícia. Para o procurador, impor ao comércio ambulante a culpa de ser o causador de danos ambientais é algo que precisa ser melhor analisado. “Precisamos trabalhar essa questão com mais afinco com estudos, perícias e buscando algo que compatibilize o direito humano ao sustento, à alimentação e à moradia digna. Precisamos mudar o foco. Não podemos submeter esses trabalhadores. O trabalho é um direito de todos, está na nossa Constituição, está na Convenção Internacional dos Direitos Humanos. Fico muito feliz por este debate estar acontecendo aqui na Assembleia Legislativa, na Casa do povo.

A presidente da Associação dos Ambulantes e Trabalhadores em Geral da Paraíba, Márcia Medeiros, destacou que representar sua categoria na Casa do Povo é um momento importante e a oportunidade de mostrar para o poder público que o comércio ambulante é formado por trabalhadores que inúmeras vezes são vítimas de humilhações e violência. “Ambulantes não são problema de polícia, ambulantes são problema de gestão. O caminho certo para encontrar a solução para a vida do ambulante é ouvindo, é entendendo e elaborando uma legislação na qual o trabalhador ambulante possa ter direitos e deveres. Os nossos direitos são tirados muitas das vezes debaixo do chicote”, lamentou.

O especialista em políticas de emprego e mercado de trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Aguinaldo Maciente, pontuou que o comércio ambulante movimenta economias locais, gera renda e ocupação, mas opera sob condições muitas vezes frágeis, sem segurança jurídica, sem proteção adequada e sob o risco de choque com o poder público, apreensão de mercadorias, exclusão. “Os caminhos para formalização que a OIT tem tentado promover age no sentido de que é preciso construir caminhos progressivos para a formalização, para levar ao trabalho decente direitos e proteção social”, afirmou.

O debate contou ainda com as presenças dos vereadores de João Pessoa Guguinha e Odon Bezerra; do procurador da República, Renan Paes Félix; do defensor público federal, Lucas Galdino; da coordenadora do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado, a defensora Fernanda Pérez da Silva; e da representante da Comissão dos Trabalhadores Ambulantes, Cirlea Pereira.

Os paraibanos podem acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões ordinárias, visitas técnicas, reuniões de comissões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.

Foto 1 

TELEFONE: (83) 3214-4576 

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quarta-feira (10), audiência pública, no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, para debater o reconhecimento e a garantia do direito ao trabalho do comércio ambulante nos espaços públicos urbanos do estado da Paraíba, bem como discutir normas de proteção ao trabalhador ambulante, direitos mínimos da categoria e diretrizes para a regulamentação municipal. Proposto pelo presidente da Casa, deputado Adriano Galdino, o debate foi presidido pelo deputado Nilson Lacerda e contou com a presença de membros do Ministério Público Federal (MPF), vereadores de João Pessoa, ambulantes e representantes da sociedade civil organizada.

O deputado Nilson Lacerda avaliou o debate como positivo e ressaltou que a audiência proposta pelo Legislativo paraibano, através do presidente Adriano Galdino, permitiu ouvir trabalhadores ambulantes de todo o estado, assim como, comerciantes que se encontram impedidos de trabalhar na orla da Capital, além de representantes do MPF, entidades da sociedade civil e especialistas, com o intuito de construir soluções equilibradas que conciliem ordenamento urbano, proteção ambiental, desenvolvimento econômico e garantia do direito ao trabalho.

“Ofertamos a oportunidade dos presentes apresentarem as suas propostas, as suas reivindicações, as suas sugestões, para que possamos, através de uma comissão que será criada, resumir o debate e encaminhar as demandas às autoridades competentes, para que essa temática dos ambulantes possa ser resolvida o mais rápido possível”, afirmou o parlamentar.

Para a deputada Cida Ramos, os trabalhadores informais, especialmente aqueles que são denominados de ambulantes, apresentam uma realidade que não é só da Paraíba, mas se reproduz no Brasil. A parlamentar também defendeu urgência nas respostas que precisam ser dadas pelo poder público, através da união e de todos os poderes. “O trabalho informal é informal em toda a extensão da sua perversidade. Trata-se de um trabalho que, não só não tem direitos provenientes da Consolidação das Leis Trabalhista no Brasil, mas também atuam em condições insalubres e são perseguidos pelo próprio poder público. Esta é uma situação que uma audiência pública é bem cabível”, avaliou Cida.

O procurador do MPF, José Godoy, parabenizou a ALPB pela realização do debate e ressaltou que o trabalho ambulante é uma questão de política pública e não de polícia. Para o procurador, impor ao comércio ambulante a culpa de ser o causador de danos ambientais é algo que precisa ser melhor analisado. “Precisamos trabalhar essa questão com mais afinco com estudos, perícias e buscando algo que compatibilize o direito humano ao sustento, à alimentação e à moradia digna. Precisamos mudar o foco. Não podemos submeter esses trabalhadores. O trabalho é um direito de todos, está na nossa Constituição, está na Convenção Internacional dos Direitos Humanos. Fico muito feliz por este debate estar acontecendo aqui na Assembleia Legislativa, na Casa do povo.

A presidente da Associação dos Ambulantes e Trabalhadores em Geral da Paraíba, Márcia Medeiros, destacou que representar sua categoria na Casa do Povo é um momento importante e a oportunidade de mostrar para o poder público que o comércio ambulante é formado por trabalhadores que inúmeras vezes são vítimas de humilhações e violência. “Ambulantes não são problema de polícia, ambulantes são problema de gestão. O caminho certo para encontrar a solução para a vida do ambulante é ouvindo, é entendendo e elaborando uma legislação na qual o trabalhador ambulante possa ter direitos e deveres. Os nossos direitos são tirados muitas das vezes debaixo do chicote”, lamentou.

O especialista em políticas de emprego e mercado de trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Aguinaldo Maciente, pontuou que o comércio ambulante movimenta economias locais, gera renda e ocupação, mas opera sob condições muitas vezes frágeis, sem segurança jurídica, sem proteção adequada e sob o risco de choque com o poder público, apreensão de mercadorias, exclusão. “Os caminhos para formalização que a OIT tem tentado promover age no sentido de que é preciso construir caminhos progressivos para a formalização, para levar ao trabalho decente direitos e proteção social”, afirmou.

O debate contou ainda com as presenças dos vereadores de João Pessoa Guguinha e Odon Bezerra; do procurador da República, Renan Paes Félix; do defensor público federal, Lucas Galdino; da coordenadora do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado, a defensora Fernanda Pérez da Silva; e da representante da Comissão dos Trabalhadores Ambulantes, Cirlea Pereira.

Os paraibanos podem acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões ordinárias, visitas técnicas, reuniões de comissões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.

Com ALPB

CARTÃO ALIMENTAÇÃO: TCE rejeita recurso e mantém Tibério Limeira inelegível

 TCE rejeita pedido de Tibério Limeira e mantém contas reprovadas do 'cartão-alimentação' Foto divulgação/Secom-PB

 

De forma unânime, os membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) rejeitaram o pedido dos advogados do ex-secretário do Estado, Tibério Limeira (PSB), para anular o processo que reprovou as contas dele de 2021 na Secretaria de Desenvolvimento Humano da Paraíba. A ação rescisória buscava rediscutir o mérito do caso

O relator do pedido, conselheiro Taciano Diniz, opinou pela impossibilidade de anulação do procedimento, em concordância com o parecer do Ministério Público de Contas (MPC). Ele foi seguido pelos demais membros do Tribunal.

Taciano considerou que não há fato novo apresentado pelos advogados, para permitir a reanálise do cas

“Após todas as discussões, todos os recursos, não foi comprovada a boa aplicação dos recursos. Nenhum fato novo foi trazido pela defesa. A defesa se apega à pandemia e diz que o valor de 1,5 milhão é insignificante, o que não é”, discorreu o conselheiro.

Já os advogados de Tibério sustentaram que os cadastros usados para pagamento do ‘cartão-alimentação’ eram os mesmos de 2020, quando as contas da Secretaria foram aprovadas pelo TCE. A defesa também pedia a análise de novos documentos.

Os auditores identificaram incongruências nos cadastros do ‘cartão-alimentação’, com despesas não comprovadas e suspeitas que o benefício teria sido concedido a pessoas falecidas, oriundas de estados vizinhos e também as outras portadoras de CPFs não identificados.

Tibério Limeira é pré-candidato a deputado estadual. Com a manutenção da reprovação das contas, junto ao TCE, ele poderá ter obstáculos quando for registrar a sua candidatura na Justiça Eleitoral. Essa análise, contudo, ainda será feita pela Justiça Eleitoral.

Com jornal da paraíba

João Paulo Medeiros

Conselheira Alana Galdino representa TCE-PB no lançamento da exposição “Olhares da Infância” em João Pessoa

A conselheira Alanna Camilla Santos Galdino Vieira representou o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), nesta terça-feira (9), no lançamento da exposição “Olhares da Infância”, realizado na sede do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), no Centro de João Pessoa.

A mostra é promovida pelo MPT-PB, em parceria com o Instituto Paraibano de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (IPPETI) e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti-PB), com o apoio dos municípios participantes do projeto “MPT na Escola”.

Integrando as ações da Campanha 2026 de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil no São João, a exposição reúne 18 desenhos produzidos por crianças e adolescentes de escolas públicas paraibanas. As obras retratam, sob o olhar dos próprios estudantes, diferentes formas de exploração do trabalho infantil, incluindo situações de vulnerabilidade social, trabalho em pedreiras, atividades domésticas, comércio, construção civil, campo, ruas e semáforos.

A iniciativa também destaca a Aprendizagem Profissional como instrumento de inclusão e acesso ao primeiro emprego protegido, além da educação como caminho para a transformação social e a garantia de direitos. A exposição convida a sociedade a refletir sobre uma das mais graves violações dos direitos da infância e da adolescência.

Representando o TCE-PB no evento, a conselheira Alanna Camilla ressaltou a importância da conscientização coletiva para o enfrentamento do trabalho infantil. “Esta exposição nos sensibiliza porque apresenta a realidade do trabalho infantil a partir do olhar das próprias crianças e adolescentes. Cada desenho traz uma mensagem poderosa sobre a necessidade de proteger a infância, garantir o acesso à educação e assegurar oportunidades dignas para o desenvolvimento de nossos jovens. O combate ao trabalho infantil é uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade e exige o compromisso permanente das instituições públicas”, destacou.

Campanha 2026 – A edição 2026 da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil no São João tem como tema o cordel “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, que aborda, em linguagem regional e acessível, a exploração do trabalho infantil no ambiente digital e no futebol. A publicação utiliza elementos da cultura nordestina para conscientizar a população sobre a violação de direitos envolvendo crianças e adolescentes.

A mobilização é realizada em parceria com o IPPETI, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), o Fepeti-PB, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Justiça do Trabalho e diversas instituições parceiras.

As ações integram a programação alusiva ao Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho. A data foi instituída pela OIT em 2002 e, no Brasil, passou a integrar o calendário oficial por meio da Lei nº 11.542/2007, fortalecendo as iniciativas de prevenção e erradicação dessa grave violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Com Ascom/TCE-PB

Nominando Diniz e Fernando Catão integram Conselho Político de Cícero Lucena

Foto: Reprodução

O pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), apresentou nesta segunda-feira (08) a equipe que dará suporte à sua campanha. O grupo reúne lideranças políticas de diferentes regiões do estado e marca a formação de um núcleo estratégico voltado para fortalecer a pré-campanha.

A coordenação-geral ficará sob responsabilidade do empresário Diogo Cunha Lima, pré-candidato a vice-governador. Segundo Cícero, a escolha se deve à dedicação e ao conhecimento das potencialidades econômicas da Paraíba demonstrados por Diogo.

Para auxiliar nas principais decisões, foi criado um conselho político formado por nomes de reconhecida trajetória na vida pública. Entre eles estão o ex-governador e pai de Diogo, Cássio Cunha Lima, o ex-presidente da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado, Nominando Diniz e o ex-ministro e ex-conselheiro do TCE, Fernando Catão.

Na capital, o prefeito Leo Bezerra (PSB) atuará na articulação política, ao lado do deputado estadual Felipe Leitão (MDB). Já em Campina Grande e na região da Borborema, a liderança ficará a cargo do deputado federal Romero Rodrigues, com apoio do ex-secretário de Saúde Jhony Bezerra (PSD) e outras lideranças locais.

De acordo com Cícero, esta é apenas a primeira etapa da formação da equipe, que seguirá sendo ampliada em todas as regiões da Paraíba.

PB Agora

Nome mais cotado para vaga de vice, Adriano Galdino prevê vitória de Lucas em primeiro turno

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba tem evitado falar sobre a sucessão estadual, por estar bem próximo de ser “parte direta” no processo. Nome.mais cotado para a vaga de vice na chapa governista, Adriano Galdino acredita que Lucas Ribeiro (PP) pode vencer a disputa em primeiro turno, desde que escolha um companheiro “competitivo e que agregue a base aliada totalmente à sua campanha”.

Galdino concedeu entrevista nesta sexta-feira ao.rpogdama Arapuan Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação, e garantiu que até agora não houve nenhuma discussão interna entre a cúpula e a base governista sobre a questão da vice.

Em outras ocasiões, o deputado declarou que, no seu entendimento, a escolha do vice caminhava para ser feita somente no segundo semestre, provavelmente no.mês de agosto.

“O.próprio governador foi indicado vice na chapa de João Azevedo, na eleição passada, aos 45 minutos do segundo tempo”, tem justificado Galdino.

Oposiçâo “engatilha” mais duas CPIs na Assembleia Legislativa e governiattas ironizam: “Parece dor de cotovelo”

Felipe Leitão (Imagem Reprodução Portal da Capital)

Enquanto a CPI do Padre Zé se depara com impecilhos judiciais para ser efetivada, a bancada de Oposição não perde tempo e prepara mais duas, de mesmo calibre, para investigar a Parceria Público Privada (PPP) que a Cagepa quer celebrar com uma empresa espanhola e as pesquisas de opinião pública sobre as eleições na Paraíba.

A “CPI do Esgoto ” e a “CPI das Pesquisas”, como estão sendo chamadas, também devem acabar judicializadas. O deputado e pré-candidato ao Senado, André Gadelkha (MDB), revelou, chateado, que só havia conseguido dez das doze assinaturas necessárias para dar entrada no pedido de Investigação da operação envolvendo a Cagepa.

“Se a gente não conseguir as duas (assinaturas) que faltam, não tenha dúvida que o caminho será a Justiça. Tem muita coisa nessa operação (da Cagepa) que precisa ser esclarecida”, explicou Gadelha.

Na mesma direção raciocina o deputado Felipe Leitão, maior defensor da instalação da CPI das Pesquisas, embora não tenha citado o caminho judicial como alternativa. “Depois das últimas pesquisas divulgadas sobre as eleições na Paraíba, não restam dúvidas de que é preciso investigar esses responsáveis por tão importante instrumento que muitas vezes é manipulado para beneficiar ou prejudicar alguém “, sustentou Leitão, também do MDB.

BANCADA GOVERNISTA IRONIZA INICIATIVA DA OPOSIÇÃO: “ATÉ PARECE DOR DE COTOVELO”

 

João Gonçalves reagiu com ironia (Imagem ALPB)

O deputado João Gonçalves (Republicanos) deu, em seu discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, o tom irônico da reação dos governistas à ofensiva da Oposição

“Não sei por que, mas a Oposição reclama de tudo. É da ponte do futuro. É das estradas pavimentadas e agora da Cagepa, que vai garantir saneamento básico a mais de 80 municípios paraibanos.  Se o governo não faz (obras), reclama Se faz, reclama. Até parece dor de cotovelo”, afirmou Gonçalves, arrancando gargalhadas dos colegas de bancada em plenário.

Entre ataques e gaitadas, a campanha vai esquentando

Leo Bezerra reafirma compromisso com o plantio de árvores e reforça cuidados com o descarte corretamente de lixo

Max Oliveira

Durante abertura da Semana Municipal de Meio Ambiente, nesta quarta-feira (3), o prefeito Leo Bezerra reforçou o compromisso da Prefeitura de João Pessoa com o plantio de árvores na cidade, dizendo que na próxima segunda-feira (8) vai apresentar mais detalhes para a meta de 500 mil árvores até 2030. Durante solenidade realizada no auditório do Sebrae, no Bairro dos Estados, o gestor da Capital também reforçou a importância em relação ao descarte correto de lixo, serviço em que a Gestão Municipal disponibiliza canais de atendimento para a colaboração da população.

O prefeito lembrou que durante essa semana, em inspeções pelas ruas da cidade, foi identificado problemas no descarte de resíduos em vários bairros da cidade. No entanto, por meio do aplicativo João Pessoa na Palma da Mão, os moradores podem solicitar a coleta e também fazer denúncias sobre manejo irregular. Leo Bezerra ainda exaltou que a Semana Municipal do Meio Ambiente também reflete a consciência de cada um para que a cidade continue avançando em qualidade de vida, com mais proteção ambiental e limpeza urbana.

“As pessoas têm um equipamento no bolso que é o telefone. Através dele, a partir do momento que a pessoa faz uma retirada de alguma coisa em casa e coloca na frente da sua casa, sem comunicação prévia com a Prefeitura, aquilo é errado. Mas quando comunica as empresas que fazem esse tipo de coleta, não estará cometendo crime, porque comunicou previamente. Nós temos 25 motos que rodam a cidade, fora as equipes da Seinfra e da Guarda Municipal, que estão nos ajudando – todas participam de maneira conjunta”, afirmou o prefeito.

A programação desse primeiro dia reuniu representantes do poder público, universidades, entidades de classe, órgãos ambientais e instituições ligadas à pauta ambiental. “O objetivo é promover o debate sobre temas relacionados ao planejamento urbano, à conservação ambiental e às políticas públicas voltadas ao meio ambiente. Falando sobre a lei de licenciamento ambiental, a arborização humana na nossa cidade”, afirmou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Welisson Silveira.

Ao longo do mês de junho, segundo o secretário, a Prefeitura terá uma intensa programação, criando um circuito nos parques, fazendo uma rodada de atrações artísticas e culturais para que as pessoas possam viver e se apropriar desses espaços públicos com o contato com a natureza, a exemplo de ações no Parque Arruda Câmara, plantio de árvores e a política de bem-estar animal, que também está relacionada à preservação do meio ambiente. “A gente espera que seja um momento de reflexão, que as pessoas possam entender o seu papel na sociedade, na preservação do meio ambiente”, concluiu o secretário.

O evento também contou com exposição de stands, a presença de praticamente todas as secretarias da Prefeitura de João Pessoa. Outro atrativo é a participação das escolas municipais, que estão apresentando trabalhos relacionado ao tema, exposição de seminários e criando uma consciência ambiental, como acontece no ambiente escolar.

“Aqui mesmo tem a apresentação de um robô que anda nas hortas das escolas mostrando que aquela planta precisa de um pouquinho mais de água ou menos água. Para que a gente mostre a importância do cuidado justamente com a horta, com a planta e com todo o meio ambiente. É uma vivência que eles têm na sala de aula. Então, é de grande importância essa culminância, juntar várias secretarias para mostrar que a Prefeitura está cuidando do meo ambiente”, afirmou a secretária municipal de Educação e Cultura, América de Castro.

Confira a programação da Semana Municipal de Meio Ambiente:

Programação 03/06
8h30 – Abertura
Painel 1 – Nova lei de licenciamento ambiental
Horário: 9h às 10h
Moderador: Welison Silveira, secretário de Meio Ambiente de João Pessoa.
Participantes:
• Talden Farias (UFPB)
• Marina Gadelha (OAB)
• Claudia Cabral (MPPB)
Painel 2 – Parques urbanos e suas conexões socioambientais
Horário: 10h às 11h
Moderador: Alex Rodrigues.
Participantes:
• Dema Macedo, secretário executivo dos Parques e Áreas Verdes
• Silvana Jales (UFPB)
• Carla Marcon (Semam de Lucena)
• Victor Ventura (OAB)
• Thiago Nery (Bica)
Painel 3 – Os sinais são claros. O que vem a seguir depende de nós
Horário: 11h às 12h
Moderadora: Maristela Viana, secretária executiva de Mudanças Climáticas de João Pessoa.
Participantes:
• Clênia Rodrigues (UFCG)
• Rodrigo Corradi (ICLEI)
• Helder Farias Pereira de Araújo (UFPB – Campus Areia)
Painel 4 – Arborização urbana e preservação de áreas verdes
Horário: 14h30 às 15h30
Moderador: Sérgio Chaves, coordenador do Programa João Pessoa + Verde.
Participantes:
• Nino Amazonas (Ibama)
• Anderson Fontes (Crea)
Painel 5 – Resíduo sólido
Horário: 15h30 às 17h
Moderador: João Paulo, secretário executivo de Meio Ambiente.
Participantes:
• Joacio Moraes (UFPB)
• Clovis Correia (Emlur)

Com Secom-JP
• Ana Lucena (especialista ESG)
• Osaes Mangueira (Sinduscon).

Deputado acusa Governo do Estado de usar “asfalto chamex” para vencer eleições na Paraíba

Hervázio Bezerra criticou situação de estradas no Brejo

O deputado Hervázio Bezerra (MDB) acusou o Governo do Estado de executar obras de pavimentação de estradas usando o que denominou de “asfalto chamex”.

Segundo Bezerra, várias vias na região do Brejo estão sendo “beneficiadas” com um asfalto tão .fino que lembra uma folha de papel chamex. “O resultado é que, em muitas delas,­ se um caminhão  carregado de pedra der uma freada brusca em cima dá no barro”, ironizou.

O parlamentar emedebista disse que o.problema foi registrado em vários.municipios do Brejo paraibano, mas acredita que outras regiões convivem com a.mesma situação. “Quando.não é isso, são os buracos nas rodovias que dificultam e até impedem o tráfego. Enquanto isso, o governo investe mais de 200 milhões em passagens urbanas”, lamentou.