Auditores de Controle Externo do TCE-PB participam do 5º Congresso Nacional da categoria em Fortaleza

Auditores do Tribunal de Contas do Estado participam da 5ª edição do Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil ( CONACON), realizado entre os dias 21 e 25 de novembro, na cidade de Fortaleza (CE).

Com o tema “Tribunais de Contas e Democracia”, o evento reúne auditores, autoridades, especialistas, pesquisadores, sociedade e comunidade acadêmica para debates sobre diversos assuntos atinentes ao controle das contas públicas.

Representando o TCE da Paraíba participam os  auditores de controle externo, Antônio Flávio de Medeiros Xavier,  Júlio Uchoa Cavalcanti Neto, Matheus de Medeiros Lacerda e Tales Sales.

Durante a abertura do Congresso, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Anastasia, declarou que as Cortes de Contas precisam ser inovadoras, obviamente, respeitando o princípio da legalidade, mas sem ficarem presos a formalidades. “Nós, do sistema de controle externo, temos a obrigação de que a administração pública avance, que busque o melhor resultado, a melhor performance”, explicou.

Para o Ministro, o papel dos Tribunais de Contas em colaborar para o aperfeiçoamento da gestão pública, está relacionado ao seu corpo técnico, formado por carreiras preparadas e respeitadas, como a dos auditores de controle externo.

Na programação do Congresso, estão previstos também debates sobre normas gerais de fiscalização financeira da Administração Pública (PLP 79/2022); a relevância do Controle Externo no combate à corrupção; os reflexos da Lei de Improbidade sobre os Tribunais de Contas; julgamentos de contas e inelegibilidade, entre outros.

O Congresso é realizado pela Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) e celebra o aniversário de 10 anos de fundação da entidade. O evento acontece no auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace).

O evento tem como objetivo debater sobre assuntos como as normas gerais de fiscalização financeira da administração pública, a relevância do controle externo no combate à corrupção, os reflexos da lei de improbidade sobre os Tribunais de Contas, julgamentos de contas e inelegibilidade, entre outros.

Clique e veja a programação – https://antcbrasil.org.br/images/eventos/programacao_completa.pdf

Com Ascom/TCE-PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor