Galdino projeta construção de Centro de Referência do Deficiente em Campina Grande

adriano-galdino7

O candidato a prefeito de Campina Grande pela coligação “Pra Mudar Campina”, Adriano Galdino (PSB), anunciou que vai construir o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, em Campina Grande, para quebrar o descaso histórico da administração municipal. A proposta foi apresentada na manhã desta quarta-feira (21), durante o Fórum Permanente de Políticas Públicas de Inclusão a Pessoa com Deficiência, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na Rainha da Borborema, durante discussão sobre acessibilidade.

“Brasil em si já é um país onde muitos direitos básicos são negados à população. Aqui em Campina Grande a questão da acessibilidade e dos serviços voltados a pessoa com deficiência praticamente não existe. Primeiro nós temos que garantir aquilo que já está determinado através das leis existentes e em paralelo também vamos construir políticas públicas que tragam dignidade e melhorem a qualidade de vida dessa parcela da população”, acrescentou Adriano.

De acordo com o socialista, é preciso promover a adaptação de calçadas e acessos a prédios públicos, exigir as mesmas mudanças também ao setor privado e a comunidade em geral, ampliar a rede de transporte adaptado, o acesso a órteses e próteses e a capacitação de familiares para a reabilitação baseada na comunidade.

Durante o evento, a presidente da Associação Campinense de Pais de Autistas, Roberta Figueiredo, conversou com Adriano e fez questão de entregar uma carta de solicitações, contendo diversos indicadores e apresentando soluções para uma série de problemas.

“As pessoas que se enquadram dentro do espectro de autismo em Campina Grande são esquecidas pela gestão municipal. Não existe ação efetiva para mudar esse quadro, além das eternas promessas. Nós já possuímos sede e estrutura, mas há muito tempo batalhamos pelo suporte ao atendimento e aos serviços que deveriam estar sendo prestados. Adriano foi muito atencioso e esperamos que ele cumpra com esse compromisso assim que for eleito”, destacou Roberta.

No fim do encontro o candidato assinou um termo de compromisso com a comissão de Direitos Humanos da OAB Campina Grande e ainda fez a entrega do plano de ações voltadas para pessoa com deficiência. Entre as prioridades a serem implantadas também estão a parceria dos Centros Especializados em Odontologia (CEOs); Integração da AACD à rede hospitalar municipal; Meios auxiliares de locomoção para pacientes de trauma permanente e acompanhamento da readequação física nas unidades de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor