Maranhão já é visto como “plano b” do PMDB para 2014, caso candidatura de Veneziano não emplaque

Ex-governador mantém prestígio dentro e fora do PMDB (imagem da internet)

Ex-governador mantém prestígio dentro e fora do PMDB (imagem da internet)

Podem acusar o ex-governador José Maranhão de centralizador e atré de arrogante, em algumas circunstâncias. Mas, ninguém se atreve a chamá-lo de covarde. Pelo menos politicamente, não. Maranhão já demonstrou, em diversas ocasiões, que não tem medo de eleição. Prova maior foi a disputa em João Pessoa, onde acabou fracassando logo no primeiro turno, mas chegou a liderar as intenções de voto registradas nas pesquisas.

Mesmo derrotado, o ex-governador ergueu a cabeça e está, novamente, “na crista de onda”, comandando o PMDB depois de vencer a queda de braço com o ex-senador Wilson Santiago. Mais que dirigente partidário, Maranhão é um “trunfo na manga” do PMDB para as eleições de 2014. Sua prioridade – e também do partido – é concorrer ao Senado, mas isso pode mudar de acordo com a vontade do eleitorado.

Gente graúda do próprio PMDB garante que Maranhão é o “plano b” do partido para o pleito do ano que vem. Caso a candidatura de Veneziano Vital não decole, o nome do ex-governador estaria “na agulha” para ser alçado como substituto, desde que as pesquisas referendem essa indicação. Nesse caso, os papéis seriam invertidos e Veneziano disputaria o Senado.

Mas, há ainda a possibilidade, embora remota, de Veneziano não aceitar a mudança e se rebelar contra o seu próprio partido. Nesse caso, restaria a Maranhão “costurar” um acordo com o PT ou até com o PSB do governador Ricardo Coutinho para tentar retornar ao Senado. Seja qual for o caminho escolhido, não há dúvidas de que o ex-governador estará sempre incluido nas decisões. Não poderia ser diferente. Mesmo após duas derrotas seguidas, ele continua sendo a maior liderança política do PMDB na Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor